:: SEJUSP ::
banner
Espaço Cidadão 
   
Destaque 
   
 
Notícias  
 
Sejusp disponibiliza isenção para carteira de identidade nesta sexta
4/09/2008 | Daniela de Matos Moralles
Foto: Edemir Rodrigues - Segov

Campo Grande (MS) – Para aqueles que não possuem recursos para retirar o Registro Geral (RG) – conhecido também como Carteira de Identidade –, um dos documentos básicos para a obtenção de diversos serviços e a conquista de alguns direitos, o Instituto de Identificação, órgão ligado à Coordenadoria-Geral de Perícias da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), realiza amanhã (5) nas unidades do Prático a distribuição de requerimentos para isenção da taxa para obtenção do RG.

As guias de isenção serão entregues conforme as senhas distribuídas antes do horário de funcionamento do Prático, que começa a atender às 8 horas. O solicitante deve preencher junto ao servidor público responsável todo o requerimento, com informações sobre filiação, endereço e renda mensal. Os requerimentos somente serão encaminhados para análise quando for constatada a baixa renda da família.

“As guias de isenção são distribuídas apenas uma e para a própria pessoa. Há casos que um membro da família vem buscar para um idoso ou pessoa doente que não pode se locomover. Depois de preencher o requerimento de isenção, a pessoa recebe um agendamento de atendimento para a próxima semana. Ela vem no horário marcado, com a cópia e a original da certidão de nascimento, e comprovante de residência”, explica Engrácia Cristaldo Santinelli, responsável pelo atendimento no Prático do bairro Aero Rancho.

Agendamento

No decorrer da semana que vem, as pessoas que receberam o agendamento irão comparecer ao Prático para retirar a foto (que é digital) e assinar a Carteira de Identidade. Em média, o prazo para entrega do documento é de 30 a 40 dias. Nesta sexta-feira (5) serão distribuídas 50 isenções para 1° via do documento, e 15 para a 2ª via, de acordo com a quantidade de guias pagas no mês passado.

O número de isenções pode variar por conta do volume de guias pagas correspondentes e também ao local do Prático. Para a 1ª via, são disponibilizadas 15% de isenções do que foi emitido no mês anterior, e para 2ª via, 5%. Engrácia acrescenta que as isenções se destinam a pessoas maiores de 14 anos, como parte de um projeto que facilita a entrada no mercado de trabalho.

Locais

Em Campo Grande, são três Práticos que irão distribuir as guias de isenção. No bairro Aero Rancho, o Prático fica na Avenida Marechal Deodoro, em frente ao terminal do Aero Rancho. Já no Coronel Antonino, as guias serão distribuídas na Rua Santo Ângelo, 51, ao lado do terminal General Osório. Por fim, em frente ao terminal Guaicurus, na Avenida Guri Marques, 5111, também haverá possibilidade de retirar o documento gratuitamente.

Para quem terá de pagar para obter o documento, os valores são de R$ 20,96 para 1ª via, e R$ 55,88 para 2ª via.

Jorge Fernando Carrilho de Almoas



 
Clique aqui para enviar esta matéria a alguém  Clique aqui para imprimir esta matéria
 
Mapa do Site
banner
banner
banner
Clima Tempo 
   
banner
banner
banner
banner
banner
banner
banner
banner
banner
banner
banner
Governo do Estado de Mato Grosso do Sul - SEJUSP - Parque dos Poderes - bloco VI | 79.031-350 | Campo Grande-MS | tel 67 3318-6700