Programa Escola Segura, Família Forte

Durante anos, diretores, professores, alunos, pais e comunidade em geral sofreram com a violência dentro das escolas e em seu entorno, não existia policiamento escolar, frequentemente experienciavam invasões de gangues, prostituição infantil, tráfico de drogas, desacato aos professores e servidores de maneira a gerar desgaste físico e emocional em toda a comunidade escolar.

Diante de inúmeras reinvindicações, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp/MS) no ano de 2016, entendeu que através da parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SED), Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (Semed), forças estaduais de segurança, Secretaria Municipal de Segurança Pública de Campo Grande, Sindicatos da Categoria, Conselhos Tutelares e outros, seria possível a criação de um projeto que atendesse aos anseios da educação, com objetivo de fortalecer não só as escolas, mas as famílias e a sociedade. Nasceu então o Programa Escola Segura, Família Forte.

Lançado pelo Governo de Mato Grosso do Sul em 04 de outubro de 2017 o Programa Escola Segura, Família Forte é referência internacional por ter sido eleito em uma convocatória do Banco de Desenvolvimento da Corporação Andina de Fomento (CAF). Essa instituição financeira tem como objetivo medir o impacto do Programa em termos de redução da criminalidade e melhoria dos indicadores escolares (avaliações institucionais como: Prova Brasil, SAEMS e outros).

Atendendo uma das principais reivindicações da comunidade escolar em relação à segurança pública nas escolas e entorno, o Programa teve início em Campo Grande e, posteriormente foi levado para outros municípios de Mato Grosso do Sul, por meio de parcerias com as prefeituras locais.

A eficácia do Programa é demonstrada pelos relatos de gestores, professores e toda comunidade escolar, sobre o quanto o estreitamento dos laços com a segurança, vem contribuindo para a melhoria na interlocução com a comunidade escolar e vizinhança.

Atualmente o Programa Escola Segura, Família forte é desenvolvido em um total de 155 escolas municipais e estaduais de Mato Grosso do Sul.

Valson Campos dos Anjos – Coordenador do Programa Escola Segura, Família Forte

Equipe Técnica Pedadógica: