O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira, participa em Palmas, no Tocantins, da 78ª Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). Aberto nesta quarta-feira (6), no Palácio Araguaia, o encontro tem o objetivo de compartilhar estratégias, boas práticas e investimentos para a área.
O encontro conta com a participação de representantes da Segurança Pública dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, bem como do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. Videira é o representante da Regional Centro-Oeste, no Consesp.
A programação do Consesp para esta quinta-feira (7), inclui a apresentação do Celebrity, acordos de cooperação técnica sobre a identificação civil e discussões, dentro dos grupos de trabalho, sobre BodyCams e financiamentos da segurança pública.
Durante o dia de ontem o colegiado debateu uma data nacional para queima de entorpecentes, promovida pelas forças de segurança em todo o País, em um mesmo dia, provavelmente na primeira semana de dezembro deste ano.
Também esteve na pauta a implementação de um sistema de integração dos registros de identificação civil entre os 26 estados e o Distrito Federal. A proposta foi apresentada pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEPTIC).
A ideia é firmar um Acordo de Cooperação Técnica entre estados para permitir que todas as informações de RG, certidões e fotos sejam consultadas por autoridades das forças de segurança de todas as unidades da federação, inclusive, por meio de aplicativo durante abordagens.
Representantes
Estão presentes na reunião do Consesp representantes de Segurança Pública dos seguintes estados: Paulo Cézar Rocha dos Santos, do Acre; coronel Elias Silva de Oliveira, de Alagoas; general Carlos Alberto Mansur, do Amazonas; subsecretário Hélio Jorge Paixão, da Bahia; José Hélio Cysneiros Pachá, de Rondônia; Julio Danilo Souza Ferreira, do Distrito Federal; coronel Charles Alexandre Vieira, de Santa Catarina; major Moacir Almeida Simões Junior, do Rio Grande do Sul; coronel Alexandre Ofranti Ramalho, do Espírito Santo; João Camilo Pires de Campos, de São Paulo; Rodney Rocha Miranda, de Goiás; Alexandre Bustamante dos Santos, do Mato Grosso; Antônio Carlos Videira, de Mato Grosso do Sul; Alfredo Cadena Júnior, do Piauí; Rômulo Marinho Soares, do Paraná; secretário adjunto de Sergipe, coronel José Pereira de Andrade Filho; secretário adjunto do Rio Grande do Norte, Osmir de Oliveira Monte; o secretário de Polícia Civil do Rio Janeiro, Allan Turnowski e o subsecretário de Polícia Militar do Rio Janeiro, coronel Sarmento.