Internos da Unidade Educacional de Internação Laranja Doce, de Dourados, estão aptos a ingressarem no mercado de trabalho como garçons. A capacitação oferecida por meio de parceria com o Senac de Dourados, integra o programa de reeducação dos adolescentes em conflitos com as leis.
O curso de Atendimento e Encantamento para Garçom em Bares e Restaurantes, realizado de 18 de outubro a 22 de novembro, dentro da Unei Laranja Doce, em Dourados, contou com a participação de oito internos que cumprem medidas na unidade.
Para a superintendente de Assistência Socioeducativa da Sejusp, Tatiana Rezende Nassar Cintra, a iniciativa oportuniza aos jovens a reintegração à vida em sociedade. “São iniciativas como esta que possibilitam a reintegração dos adolescentes em conflitos com as leis no meio social, na qualidade de sujeitos protagonistas de suas histórias, contribuindo de forma colaborativa e produtiva com a sociedade”, destacou.
José Marcondes Nantes de Brito, diretor da Unei Laranja Doce, explica que normalmente os adolescentes chegam sem perspectivas à Unidade. “Parcerias como essa vem para nos ajudar tanto na reinserção social, como na contribuição para que tenham uma visão positiva de futuro, a partir da capacitação e do trabalho”, garante.
Durante a formatura dos jovens garçons de Dourados, realizada no início do mês, eles colocaram em prática o que aprenderam no curso e serviram para os convidados um almoço completo, com entrada, prato principal e sobremesa.
Parceiro e patrocinador do curso, o Buffet Laudir Festa, de Dourados, irá empregar alguns dos jovens que concluíram o curso de garçom. “Eles voltarão para casa e para o mercado de trabalho e assim poderão ajudar suas famílias”, disse o empresário, Laudir Munaretto.
A solenidade de formatura contou com as presenças da Coordenadora de Medidas Socioeducativas da SAS, Simone Grisolia, do Coordenador de Segurança em Substituição, Júlio Britto, familiares dos adolescentes e de autoridades locais, entre elas o Defensor Público Bruno Bertoli Grassani.