Belo Horizonte (MG) – Tecnologia de ponta a serviço da segurança pública e da integração das forças de segurança nas divisas dos Estados. Esse é o resumo do segundo dia de treinamentos dos técnicos, policiais militares, policiais civis e bombeiros dos 16 Estados que estão em Belo Horizonte para o 5º Encontro do Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual. Nesta quarta (29), o evento será finalizado com atividades técnicas pela manhã e uma reunião dos 16 secretários da área na parte da tarde.
Ao longo de toda a terça-feira (28), foram realizados treinamentos em softwares e sistemas avançados de mapeamento criminal, de compartilhamento e integração de agências de inteligência, de gerenciamento de processos e documentos. Os aplicativos permitirão maior integração da segurança nos 16 Estados e a realização de operações conjuntas.
O Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual é uma rede formada por Minas Gerais, Goiás, Amazonas, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Maranhão, Pará, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e o Distrito Federal. O encontro em Belo Horizonte é o primeiro do grupo no ano de 2017.
O coronel do Mato Grosso, Marcos Vieira da Cunha, trabalha na área operacional em seu estado e destaca as vantagens das ações do Pacto e dos treinamentos desta terça. “As capacitações e o futuro uso dos sistemas serão úteis para que, de maneira integrada, possamos desenvolver atividades, respeitando as especificidades de cada Estado e, com isso, facilitando o trabalho de maneira bem proativa.”
Já o agente de polícia do Tocantins, que trabalha na área de Inteligência, Cláudio Marco Pereira, conta que o sistema que fez treinamento, de análise das manchas criminais, permitirá um direcionamento exato da polícia, melhor tempo de resposta e redução dos crimes.
Prevenção
Também nesta terça aconteceu o Workshop do Comitê de Ações Sociais Integradas do Pacto que trabalha no sentido de incentivar o compartilhamento do conhecimento e a implantação de políticas de segurança pública preventiva e social. O Workshop reuniu profissionais de Minas Gerais, Goiás, Maranhão e Distrito Federal.
A Política de Prevenção à Criminalidade do Governo de Minas e seus programas – Fica Vivo!, Mediação de Conflitos, PrEsp e Ceapa – foram apresentados pela subsecretária de Prevenção, Andreza Gomes.
Os sistemas
Um dos softwares com treinamentos durante o Pacto Integrador foi o Neomind Fusion ECM Suite, que é uma ferramenta customizável capaz de tramitar e armazenar documentos com velocidade e segurança. O sistema permite a modelagem de todos os processos voltados para a produção de documentação e de orientações relacionadas a operações policiais.
Há também a plataforma GisGestão que contém informações georreferenciadas que permitem a produção de relatórios estratégicos, gráficos estatísticos, mapas temáticos, mapas de calor e a busca de informações de forma simples, intuitiva e principalmente visual. Entre os estados integrantes do Pacto, o GisGestão será utilizado como software de análise criminal, para diagnóstico das áreas onde serão realizadas as operações integradas.
Aconteceu ainda treinamento do Sistema de Monitoramento de Operações Integradas (Mopi), um software responsável pelo planejamento e monitoramento de operações integradas.
Fotos: Gil Leonardi/Imprensa-MG