Campo Grande (MS) – Em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (01), em Campo Grande, a ONU, através do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), outorgou o título de Guardiões dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a pessoas que contribuíram de forma expressiva para o cumprimento das 8 metas do milênio.
Entre os agraciados com o título de “Guardião do Milênio”, estão a delegada da Polícia Civil, Maria de Lourdes Cano e o promotor Sérgio Harfouche, que atualmente ocupa o cargo de presidente do Conselho Estadual Antidrogas de Mato Grosso do Sul (CEAD/MS). Também foram homenageados com a comenda, Aparecida Gonçalves, o poeta Emanuel Marinho, a promotora Jaceguara Dantas da Silva Passos, Nilton Braz Giraldelli, Ricardo Ferreira Nantes, o juiz Federal Odilon de Oliveira e Ueze Elias Zahran.
Importante ressaltar que as 8 metas do milênio são: I) Acabar com a fome e a miséria; II) Oferecer educação básica de qualidade para todos; III) Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; IV) Reduzir a mortalidade infantil; V) Melhorar a saúde das gestantes; VI) Combater a Aids, a malária e outras doenças; VII) Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; VIII) Estabelecer parcerias para o desenvolvimento. Em 2014, o Brasil deixou o mapa da fome, traçado pela ONU. Esses objetivos foram instituídos em 2000, pela Organização das Nações Unidas. O Brasil e outros 192 países aderiram ao pacto. Todos se responsabilizaram a cumprir as metas até 2015.
A solenidade contou com a presença da vice-governadora, Rose Modesto, que representou o governador Reinaldo Azambuja na solenidade, do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública adjunto, Hélton Fonseca, do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Júnior Mochi e de representantes da Secretaria Geral da Presidência da República, do coordenador-residente do Sistema Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek e de autoridades civis, militares e eclesiásticas.