Na quarta-feira (28) na cidade de Ponta Porã, a soldado Carolinne Camargo da Silva, do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar (4° GBM) auxiliou um parto em andamento através do telefone 193.
Eram por volta de 11 horas quando o telefone da central do 4º GBM recebeu uma chamada via 193, número de emergência do Corpo de Bombeiros Militar e, do outro lado da linha Cláudia Rocha Jara, 30 anos, pediu auxílio de uma viatura de Resgate para atender a cunhada, Cristina Cardoso, de 30 anos, gestante que se encontrava em trabalho de parto. Ambas estavam dentro de um veículo, a caminho do Hospital Regional de Ponta Porã.
A soldado Carolinne que é atendente do 193, colheu informações sobre a localização exata da paciente e antes mesmo de anotar todos os dados foi informada que a situação estava evoluindo muito rapidamente e que a criança já estava nascendo. E foi neste momento que o procedimento mudou e a servidora, por telefone, passou a auxiliar no parto.
Com a ajuda remota da soldado do Corpo de Bombeiros Militar, a criança nasceu dentro do veículo antes mesmo de chegar ao hospital. Já com a filha nos braços, Cristina continuou a receber orientações para verificar os sinais vitais da bebê para ter certeza de que tudo estava dentro da normalidade. Na sequencia, a militar orientou que seguissem para o Hospital Regional de Ponta Porã, onde a mãe e recém-nascida foram atendidas por equipe médica especializada e passam bem.