Campo Grande (MS) – Esperado há quase dos anos pela população, o moderno sistema de videomonitoramento do Los Angeles já está em pleno funcionamento. Com investimentos de mais de R$ 2,2 milhões do Governo Federal, com contrapartida do Governo do Estado, na compra e instalação de 26 câmeras de alta resolução, o sistema atende 20 bairros e uma população de quase 50 mil pessoas.
Nesta quinta-feira (30), 60 policiais que serão responsáveis pela operacionalização do sistema e realização de policiamento de recobrimento na região da região da grande Los Angeles, estão sendo treinados por técnicos do Ministério da Justiça, para manusear com eficiência as 26 câmeras instaladas no bairro, que possuem visualização de 360 graus e alcance de quase mil metros, que funcionam 24 horas por dia capturando imagens que são armazenadas por mais de 30 dias.
José Carlos Pereira, presidente do Conselho Comunitário de Segurança da região da Grande Los Angeles comemora o início das atividades do sistema de videomonitoramento. “É uma conquista importante de todos os moradores, pois vai inibir a prática de crimes e isso traz uma tranquilidade e uma sensação de segurança muito grande para a população. Desde a implantação da filosofia da Polícia Comunitária aqui, os crimes reduziram bastante e agora com essas câmeras esperamos que sejam de praticamente zero”, diz.
Acompanhado do Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Deusdete Souza Oliveira Filho e do coordenador da Polícia Comunitária no Estado, coronel Carlos de Santana Carneiro, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, realizou nesta quarta-feira (29), uma visita técnica realizada ao bairro Los Angeles, onde conheceu de perto os equipamentos e funcionamento do sistema de videomonitoramento.
“É um sistema que emprega tecnologia de ponta e permite a mobilidade das polícias em diversos pontos da cidade, o que facilita muito a localização de indivíduos e veículos, bem como, a visualização de todos os acontecimentos do Los Angeles e bairros no entorno, esse era um anseio da população que foi atendido pelo Governo do Estado, através de parceria com o Governo Federal por meio do programa “Crack é Possível Vencer”, porque nós acreditamos que ainda é possível vencer o vício, vencer a dependência”, explicou o secretário.
De acordo com o coordenador da Polícia Comunitária em Mato Grosso do Sul, através da parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), responsável pelo programa “Crack é Possível Vencer”, as polícias que atuam na região contam com um suporte maior de trabalho, principalmente na prevenção de delitos e identificação de criminosos. “O nosso foco é a prevenção, com o apoio da comunidade e o uso dessa tecnologia agir preventivamente evitando que o crime aconteça”, destaca o coronel Santana.
“É uma região que até então tinha segundo dados do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde, um número muito grande de usuários de drogas, principalmente o crack, o que acabava impactando sobremaneira o patrimônio, a partir de agora com o uso de tecnologia de ponta podemos fazer um policiamento de recobrimento mais pontual e eficaz”, finaliza o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Oliveira.
O sistema conta ainda com um moderno ônibus onde estão instalados os monitores e que, conta ainda com 5 câmeras. O equipamento é móvel e pode ser levado para vários bairros da região.
Joelma Aparecida Belchior