Três Lagoas (MS) – Com tecnologia de ponta e investimentos de mais de R$ 1,2 milhões, por meio da parceria entre Petrobras, Prefeitura Municipal e Governo do Estado, a nova Central de Operações e Vídeo Monitoramento da Polícia Militar de Três Lagoas tem como desafio reduzir em até 30% os índices criminais no município.
As 35 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade começaram a funcionar na sexta-feira (17), quando aconteceu a inauguração oficial do sistema, com as presenças do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, que representou o governador Reinaldo Azambuja na cerimônia, do Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Deusdete Souza Oliveira Filho e da prefeita Márcia Moura.
E os resultados do videomonitoramento já começam a ser percebidos pelas polícias de Três Lagoas que neste final de semana registraram uma redução superior a 14% nos índices criminais, em comparação com o mesmo período da semana anterior. “Através de parcerias superamos dificuldades e conseguimos produzir resultados, e esses resultados não são apenas da Sejusp, mas dessas pessoas que fazem a integração”, disse o secretário Sílvio Maluf, destacando que o município de Três Lagoas está melhor protegida.
De acordo com o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Três Lagoas, tenente-coronel Wilson Monari, durante o mês de junho houve uma redução de -40% nos índices criminais no município, com previsões de quedas ainda maiores a partir de agora. “O videomonitoramento é uma ferramenta auxiliar do policiamento ostensivo e preventivo, que vai inibir principalmente os crimes de roubos e furtos, mas ainda assim, caso aconteçam, poderão auxiliar em uma ação rápida de identificação e prisão dos autores”, destaca Monari.
Todas as imagens captaras pelas câmeras espalhadas pela cidade, serão acompanhadas em tempo real pela Central de Operações que atende as chamadas do número 190, que foi construída e estruturada para este fim e conta sistema de vídeo Wall, sala de monitoramento, sala de rádio atendimento, sala de despacho de viaturas, sala de descanso, arquivo, copa, depósito e dois banheiros.
Os investimentos na construção do Copom ultrapassam R$ 295 mil em recursos do Governo do Estado e de parcerias. “O que nos faz diferentes é a maneira com que lidamos com as situações, quando acreditamos no que fazemos, mudamos histórias e mudamos ambientes, como os senhores podem ver”, disse o coronel Oliveira em seu discurso, durante a inauguração do sistema.
A prefeita Márcia Moura lembra que há uma Três Lagoas antes e depois do videomonitoramento. “É uma Três Lagoas com mais 50 policiais militares, que está tendo segurança detalhada e eficiente, que é o que queremos para nós e para os nossos filhos”, frisou.
Da mesma opinião compartilha o representante da Petrobrás Osni Lúcio. “É um projeto que representa melhoria para a vida da população, do qual a Petrobrás tem muita satisfação de ser parceira”, finalizou.