Campo Grande (MS) – Com objetivo de ampliar o convívio social e reduzir os índices de criminalidade da Reserva Indígena de Dourados, foram empossados neste final semana a diretoria e demais membros dos Conselhos Comunitários de Segurança das Aldeias Indígenas Bororó e Jaguapiru. O evento realizado conforme a tradição indígena, aconteceu na Vila Olímpica Indígena, e contou com a presença de diversas autoridades.
Presente na solenidade como representante do Governo, o secretário da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira, destacou que as aldeias de Dourados estão inseridas no contexto urbano do município, e o trabalho da secretaria será desenvolvido de forma integrada com a comunidade.
“Vamos empoderar as lideranças de forma que consigamos enfrentar o tráfico de drogas e os crimes derivados dele. Se eu tenho índices de criminalidade considerados bons em alguns bairros da cidade, nas aldeias indígenas não pode ser diferente”, falou Videira, que ainda fez questão de agradecer o apoio da Coordenadoria de Polícia Comunitária que não mediu esforços para organizar os conselhos.
De acordo com a Resolução Sejusp/MS/nº 873 e 874/2019 – de 11 de julho de 2019, o Conselho Comunitário de Segurança da Aldeia Indígena Jaguapiru terá a delegada Paula Ribeiro dos Santos representante da Polícia Civil, o capitão Jouzemar Paulo Santos da Polícia Militar, e o 2º tenente Rafael Henrique Fernandes do Corpo de Bombeiros. A diretoria do conselho contará com Izael Morales como presidente, Zoroastro da Silva Almirão vice-presidente, Nilza Meireles Macedo 1ª secretária, e Algemiro de Souza 2º secretário.
Já para o Conselho Comunitário de Segurança da Aldeia Indígena Bororó, foram designados os mesmos representantes da PM e do Corpo de Bombeiros, com o delegado Adilson Stiguivitis Lima vinculado à Polícia Civil. O a diretoria será presidida por Gaudêncio Benites, Valdemar Ramires na vice-presidência, Ernesto Fernandes Orti de 1º secretário, e Cleucevir Mendes de 2º secretário.
O presidente do Conselho Comunitário de Segurança da Aldeia Bororó, Gaudêncio Benites, disse que a partir de agora várias atividades serão executadas, entre elas está a realização de palestras nas escolas com o apoio das forças policiais. “É a união da comunidade e da segurança pública, com intuito de aumentar a sensação de segurança do nosso povo”.
Conselhos Comunitários de Segurança
Os Conselhos Comunitários de Segurança (CCS), são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais. Atualmente Mato Grosso do Sul possui 62 conselhos.
Para mais informações, contatar a Coordenadoria estadual de Polícia Comunitária/SEJUSP/MS, pelo telefone (67) 3318-6856/6800.