O secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira, o superintendente de Inteligência de Segurança Pública da Sejusp, Antonio Carlos Costa Mayer e chefe de Gabinete da Sejusp, André Matsushita, receberam nesta quinta-feira (17), na sede da pasta, em Campo Grande, representantes da cúpula da segurança pública de São Paulo, para discutir ações estratégicas voltadas para operações de inteligência e de combate à criminalidade.
Conforme o Coordenador-Geral do Centro de Operação Integrada (COI) da Secretaria de Segurança de São Paulo, general Carlos Sérgio Camara Saú, há mais de um ano Mato Grosso do Sul e São Paulo iniciaram as ações conjuntas, que apresentam excelentes resultados, contribuíram para a melhoria da segurança na divisa dos dois estados. “Realmente estamos levando mais segurança às populações de nossos estados, especialmente aquelas que vivem nas regiões de divisas e áreas de fronteira”, afirma o general Saú.
Ainda segundo o Coordenador do COI, o intuito da reunião é já iniciar o planejamento de operações futuras, especialmente na área de inteligência. “Estamos buscando já definir objetivos para que possamos incrementar cada vez mais essa parceria com a segurança pública do Mato Grosso do Sul”, garante.
O Coordenador do COI de São Paulo, coronel Omar Tumas destaca os bons resultados da parceria entre Mato Grosso do Sul e São Paulo, durante a Operação Fronteiras e Divisas Integradas. “Em 20 dias de operações nós tivemos uma produtividade fantástica, com mais de 3 mil presos, mais de 55 toneladas de drogas apreendidas, inúmeros carros recuperados, o que mostrou que a polícia atuou de maneira forte, coesa e principalmente integrada, contribuindo para a segurança da população”, frisa.
O delegado da Polícia Civil de São Paulo, Valdomiro Milanesi, que coordena o Programa de Prevenção e Combate ao Roubo de Cargas (Pró-Carga), que também esteve presente na reunião, acredita que a parceria entre os dois estados irá contribuir para a quebra na logística da criminalidade. “Nós vamos trabalhar da ponta, que é a divisa com os países vizinhos, com o litoral de São Paulo, que é a saída da criminalidade, seja para o tráfico, seja para o contrabando”, explica.
Segundo o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, a ideia é fortalecer a integração com o estado vizinho, com foco nos bons resultados para a segurança pública. “Fazemos segurança pública para a sociedade e é nesse sentido que estamos unindo esforços, trocando experiências e compartilhando sistemas de informação, para que possamos facilitar o trabalho das nossas polícias, com o objetivo de garantir tranquilidade e segurança para quem vive nas divisas, nas fronteiras e em todo o estado de Mato Grosso do Sul”, destaca Videira.
Visita ao CIISPR-CO
A comitiva da Segurança Pública de São Paulo esteve também no Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Centro-Oeste (CIISPR-CO), sistema de inteligência recentemente inaugurado em Campo Grande, que integra o trabalho das polícias de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal com foco no combate ao crime organizado.
CIISPR-CO reúne, em um mesmo local, equipe formada por agentes de inteligência das forças estaduais, federais, forças armadas e de fiscalização, como Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) e Receita Federal do Brasil, para atuar de forma integrada e coordenada com foco no combate ao crime organizado, em sincronia com as demais regiões do País.