O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, participou nesta segunda-feira (22), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, da abertura do I Curso de Segurança e Proteção de Dignitários, voltado para profissionais que atuam na Assessoria Militar do TJMS e para aqueles policiais em função de proteção de autoridades.
Com aulas teóricas e práticas, o curso acontece até o próximo dia 4 de dezembro. Durante as aulas, os participantes terão oportunidade de debater temas como Segurança Pessoal, Escolta, Defesa Pessoal, Inteligência Protetiva, Direção Defensiva e Evasiva e Planejamento Operacional.
“Em muitas situações nós vamos ter o chefe do Executivo, o chefe do Legislativo e o chefe do Judiciário num mesmo evento, daí vem a necessidade de adoção de um procedimento operacional padrão de forma a proteger todas as autoridades, não apenas do nosso estado, mas também aquelas que aqui vem em missões”, destacou o secretário de Segurança em sua fala.
Os participantes terão também a oportunidade de aperfeiçoar suas ações para bem agir nas hipóteses de atentados, prevenção de acidentes de toda ordem, situações embaraçosas ou contrariedades, já que esses profissionais devem estar constantemente atualizados quanto às abordagens corretas pertinentes às suas atribuições.
“Estamos trabalhando neste curso desde o início do ano, para que possamos dar uma qualidade melhor na proteção dos dignitários e, com essa ideia, convidamos para participar conosco outras instituições, como a Assembleia Legislativa, a Governadoria, as Guardas Municipais, a Sejusp e a PM do Mato Grosso”, lembrou o Assessor Militar do TJMS, coronel Cláudio Rosa da Cruz.
No conteúdo programático estão temas como serviço de proteção e escoltas; defesa pessoal; armamento e tiro; emergência pré-hospitalares; planejamento operacional e segurança avançada; varreduras de ambientes e noções de explosivos; aspectos legais do serviço de proteção de autoridades; noções de cerimonial, protocolo e etiqueta; inteligência protetiva; noções de direção defensiva e evasiva; noções de operações helitransportadas.
Conforme o diretor-geral da Escola Judicial (Ejud-MS), desembargador Dorival Renato Pavan, o curso irá preparar os participantes para atuação rápida e precisa em situações emergenciais e de risco. “Existe a necessidade de que se possa ter um corpo técnico qualificado para a efetiva proteção, dentro dos parâmetros estabelecidos pelas regras de segurança pública e, as aulas teóricas e práticas vão permitir esta atuação dos agentes de segurança quando e se eventualmente necessário”, frisa.
O curso é uma realização do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, via Escola Judicial (Ejud-MS), por meio de parceria com a Sejusp, via Polícia Militar e conta com participações de policiais militares e civis, bombeiros e guardas municipais de Campo Grande e de Dourados.
“Sou incentivador e sempre estimulo que todos, no seu devido segmento, tomem iniciativas. E essa é uma iniciativa inovadora e conjunta, que integra, une e valoriza o trabalho de todos nós. Este curso permitirá conhecimentos novos e atualizados voltados à proteção dos dignitários”, destacou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Eduardo Contar.
As aulas serão expositivas com utilização de recursos audiovisuais, estudos de casos e simulações bem como aulas práticas com simulação de manuseio de feridos, demonstração de técnicas conhecidas e estudadas e exercícios práticos para fixação dos conteúdos. Haverá ainda práticas de checagem utilizando os sistemas disponíveis; aulas práticas de abordagens, simulação e estágio real no Batalhão de Choque da PM; práticas de voos de deslocamento de tropa e, por fim, visitas técnicas ao TJMS, à Assembleia Legislativa e à Governadoria.
Fotos: TJMS