Com o objetivo de capacitar os analistas de inteligência de segurança pública que irão atuar no Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional Centro-Oeste (CIISPR-CO), foi aberto nesta segunda-feira (4), em Campo Grande, a 61ª Edição do Curso de Metodologia de Produção de Conhecimento.
Previsto no Plano Anual de Ensino e Pesquisa (PAEP/2021), o curso é uma realização da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp/MS) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen), via Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), em parceria com a Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas (Dint/Seopi).
A ideia é proporcionar o aprimoramento e profissionalização na metodologia de produção de conhecimento, com ênfase em exercícios práticos relacionados à técnica ministrada para a elaboração de documentos de inteligência. “Queremos criar uma cultura de organização, capacitação, de metodologia de trabalho, sequencia lógica, não apenas no campo estratégico, mas também no tático operacional”, pontuou o superintendente de Segurança Pública da Sejusp, Antônio Carlos Costa Mayer.
Conforme o Coordenador-Geral de Integração ao Subsistema de Inteligência de Segurança Pública da Dint/Seopi, Frederico de Melo Aguiar, durante o curso serão abordados conhecimentos teóticos e práticos das disciplinas de Conceção de Inteligência de Segurança Pública (ISP), Fundamentos e Metodologia de Produção de Conhecimento e Estudo de Caso da Metodologia de Produção de Conhecimento. “A palavra chave é integração, que tem como mola mestra a capacitação”, disse.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira, acredita que a capacitação irá promover o nivelamento de conhecimentos entre os integrantes do CIISPR-CO, fortalecendo assim o combate à organizações criminosas e crimes transfronteiriços no estado. “Treinamentos como este capacitam os agentes para tratar com excelência as várias temáticas da Inteligência de Segurança Pública, além disso possibilita a troca de experiências entre os órgãos e a formação de novas parcerias”, enfatizou.
Os agentes de inteligência que atuarão no Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Regional Centro-Oeste, passarão por constantes atualizações segundo o delegado José Antônio da Silva Gomes, que coordena o CIISPR-CO. “Este e o primeiro de vários cursos, que visam o aprimoramento constante, como forma de contribuir com as atividades do dia a dia”, frisou.
Com 40 horas/aulas de duração, o curso acontece até a próxima sexta-feira (8) e além dos integrantes do CIISPR-CO, conta com participações de agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.