Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública marcou presença no tradicional Desfile Cívico de 7 setembro, em comemoração aos 194 anos da Independência do Brasil, nesta quarta-feira, em Campo Grande, por meio das instituições Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O evento que contou segundo informações da PM, com a presença de 20 mil pessoas também teve a participação do dirigente da pasta de Segurança, secretário José Carlos Barbosa, o delegado-geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas, o comandante do Corpo de Bombeiros, Esli Ricardo de Lima e o subcomandante da PM, coronel Francisco de Assis Ovelar.
Participaram do desfile o Esquadrão Montado da Cavalaria do Batalhão de Trânsito, a 6ªCIPM com o Grupamento Especializado com o Apoio de Motocicletas (GECAM), os Grupamentos Táticos do 1ºBPM, 9ºBPM, 10ºBPM, 5ªCIPM, além das unidades especializadas do Batalhão de Choque (BPChoque) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).
Do Corpo de Bombeiros estiveram presentes a guarnição motorizada composta por 10 viaturas operacionais, dentre elas as Motos Operacionais (MOBs), Unidade de Resgate (UR), Auto Bomba Tanque (ABT), Auto Bomba Rápido (ABR), Auto Busca e Salvamento (ABS) e Auto Rápida (AR), foram um destaque a parte.
Entre as inúmeras viaturas de outras organizações militares que desfilaram na rua 14 de julho, as que mais se destacaram foram o carro de combate “M-60A3TTS”, de cerca de 52 toneladas, e a viatura blindada de transporte de pessoal “Guarani”, a mais moderna blindada sobre rodas em utilização no Exército.
O desfile
Organizado pelo Governo do Estado, em parceria com o Comando Militar do Oeste (CMO), Prefeitura de Campo Grande e Base Aérea, o desfile levou à Avenida 14 de Julho para se apresentarem mais de 4 mil pessoas, entre os militares das Forças Armadas (Exército, Aeronáutica e Marinha), integrantes da Segurança Pública do Estado, além de alunos de escolas públicas e privadas.
A programação começou às 8h20 com a passagem em revista às tropas, pelo governador Reinaldo Azambuja e o comandante do CMO general Paulo Humberto César de Oliveira, entre as ruas 13 de Maio e Maracaju. Logo depois, às 8h45, foi aberta a solenidade no palanque das autoridades, no cruzamento da Rua 14 de Julho com a Avenida Afonso Pena.