Nesta sexta-feira (14), o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, participou em Brasília/DF da solenidade para a entrega de bens doados pela Força Nacional da Segurança Pública (FNSP) para reforçar as forças de segurança pública do Estado. Presidida pelo secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Paim, a solenidade aconteceu no Salão Negro do Palácio da Justiça.
Ao todo Mato Grosso do Sul recebe 57 carabinas, 21 coletes balísticos, 46 escudos balísticos com visor, uma caminhonete S-10 e 1 caminhão Ford Cargo 815, que serão destinados ao Corpo de Bombeiros e polícias Civil e Militar do Estado. Os bens são parte do legado e extra legado da Força Nacional de Segurança Pública. A Senasp também cedeu 6 fuzis ao Batalhão de Operações Especiais (Bope) , sendo 1 de sniper e 5 m15, de assaltos, semi-automáticos.
De acordo com Videira, os materiais irão contribuir para um melhor e mais efetivo combate à criminalidade, um dos compromissos prioritários do Governo do Estado. “Estamos vivendo um momento importante de repressão ao crime, graças ao empenho e comprometimento dos nossos servidores e esses materiais melhoram as condições de trabalho na ponta, que é de onde vem os resultados”, afirma.
O secretario pontuou que nos últimos meses aumentaram em 88% as apreensões de drogas no Mato Grosso do Sul, que já contabiliza mais de 425 toneladas de drogas tiradas de circulação pelas polícias, além disso o Estado é o que mais esclarece homicídios com índice de 60%, muito acima da média nacional.
Os itens entregues ao Estado representam a contrapartida do Governo Federal no convênio que prevê a cessão de policiais civis e militares para atuarem nas missões da Força Nacional de Segurança Pública.
De acordo com o secretário Nacional de Segurança Pública, as entregas fazem parte de um esforço conjunto entre os estados e a União, por meio do princípio de Cooperação Federativa. “São equipamentos que, de acordo com a Lei n.º 13.675 de 2018, que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública, contribuem para o fortalecimento dos agentes de segurança pública que atuam nos estados. Nós não podemos falar de avanços na segurança pública sem citar os representantes estaduais, os maiores responsáveis pela redução dos índices criminais”, destacou Paim.
Estiveram presentes na solenidade de entrega do legado os secretários de Segurança dos 26 estados e do Distrito Federal, o diretor da Força Nacional, Aginaldo de Oliveira, o presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança (Consesp), Cristiano Barbosa Sampaio, políticos e servidores da segurança pública.
Joelma Belchior – Assecom/Sejusp