Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), por meio da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, assina amanhã um convênio com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) para possibilitar a exposição e venda de trabalhos artesanais confeccionados por internos do Estado. Os trabalhos serão comercializados na Casa do Artesão e também em eventos de artesanato realizados pela Sectei/FCMS por meio das associações e sindicatos de artesanato de Mato Grosso do Sul.
Na ocasião, serão entregues as Carteiras Nacionais do Artesão para as detentas do estabelecimento penal feminino Irmã Irma Zorzi, que foram cadastradas no dia 29 de junho. Emitida pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), a Carteira Nacional do Artesão é uma identificação nacional para artesãos e trabalhadores manuais de todo o Brasil.
O documento tem abrangência nacional e oferece diversos benefícios, como isenção de imposto ao participar de feiras ou vendas para outros Estados, descontos para compras em alguns estabelecimentos comerciais, possibilidade de comercialização em determinados espaços, como a Casa do Artesão, que só aceitam artesãos com a carteira em dia e possibilidade de tirar nota fiscal na Agência Fazendária.
Também haverá entrega de certificados do Curso de Confecção de Vestuário em Crochê oferecido às internas por meio de parceria da Agepen com a Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat).
O convênio será assinado às 9h desta quarta-feira (22), no Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi. Estarão presentes o secretário da Sectei, Athayde Nery, o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, e o presidente da Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat), Cícero Ávila de Lima.
Serviço:
O Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi fica na rua Uruguaiana, 563, bairro Coronel Antonino. Telefone: (67) 3901-1308.
Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS: (67) 3316-9156.
Texto: Karina Lima