Campo Grande (MS) – O Colégio Nacional de Secretários de Segurança (Consesp) se reuniu nesta quarta-feira (13), em Brasília, para discutir estratégias a fim de diminuir as taxas de crimes violentos no Brasil.
O adjunto da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Hélton Fonseca, representou Mato Grosso do Sul na reunião, que foi promovida a pedido da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), que apresentou aos secretários propostas que deverão ser implementadas nos estados para a redução dos índices de delitos, sobretudo os homicídios.
Segundo a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, a ideia é reunir ações operacionais e preventivas, típicas de cada estado, para elaborar um grande programa nacional de combate aos homicídios e demais crimes violentos. “Precisamos definir um cenário juntos, com ações efetivas para a redução dos crimes violentos no Brasil”, destacou Regina Miki.
O Consesp terá dez dias para analisar cada proposta apresentada em Brasília e elaborar um relatório conclusivo que será acrescido à elaboração do programa nacional. “Vamos contribuir na proposta de um pacto nacional para o combate à criminalidade e consequente redução das taxas de crimes no Brasil”, comentou o presidente interino do Consesp, Mendonça Prado, secretário de Segurança Pública de Sergipe.