Campo Grande (MS) – Nesta terça-feira (14) o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), José Carlos Barbosa, visitou a Unidade Educacional de Internação Feminina (Unei) Estrela do Amanhã, que fica localizada na Capital. Na oportunidade, o secretário destacou a importância do trabalho das medidas socioeducativas para ressocialização dos jovens, que durante um estágio da vida achou que um atalho era o melhor caminho.
“Para mim o trabalho dos agentes socioeducadores é de extrema importância, pois se nós podemos pensar em recuperação e retomada da vida dessas meninas e meninos, ela passa pelas medidas socioeducativas. E neste caso esses profissionais exercem um papel fundamental na vida desses adolescentes. Através da união de esforços temos trabalhado para que as medidas socioeducativas não sejam apenas um estágio para o sistema prisional, entendemos que essa ação seja uma transição, e que com regras, disciplina, e acolhimento, nossos agentes possam no final, salvar o maior número de pessoas”, enfatizou o secretário.
Acompanhado do superintendente de Assistência Socioeducativa (SAS), Celso de Oliveira, e da diretora da Unei Estrela do Amanhã, Dorotea Lamar Ramos Ayoroa, José Carlos Barbosa conheceu toda a estrutura da unidade e conversou com os agentes socioeducadores que vivem a realidade dessa profissão tão importante para a sociedade.
A agente socioeducara Juliete, disse que esse foi um dia muito especial para os funcionários de carreira da Unei, pois não se tratava de uma visita para resolver conflitos e sim para conhecer o trabalho dos servidores. “É a primeira vez que um secretário doa um pouco do seu tempo para vivenciar a nossa realidade, que tem apenas um propósito que é ressocializar esses jovens devolvê-los à sociedade”, pontuou a agente.
O superintendente da SAS, Celso Almeida de Oliveira, agradeceu o secretário pela confiança nele para exercer a função, e disse que a união da equipe está sendo o sucesso da gestão. “O nosso objetivo é promover a valorização dos servidores, para que possamos melhor atender os adolescentes que chegam em nossas unidades. Temos buscado a implementação de mais projetos voltados para as áreas de cultura, esporte e lazer, com o apoio da Sejusp”, pontuou.
A SAS foi criada pelo Governo do Estado em 2008, com o objetivo de executar medidas privativas de liberdade, aos adolescentes em conflito com a Lei. Atualmente existem 10 Unidades Educacionais de Internação (Uneis), sendo quatro em Campo Grande, duas em Dourados e Corumbá, uma em Ponta Porã e outra em Três Lagoas, que contam com internos. Além de aplicar as medidas socioeducativas à superintendência, bem como a secretaria desenvolvem trabalhos de reinserção dos jovens, através da educação escolar e qualificação, e ainda realiza um acompanhamento dos adolescentes.