Dourados (MS) – Na noite dessa segunda-feira (15), o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, ministrou no auditório do Sindicato Rural de Dourados, uma palestra sobre as perspectivas atuais da Segurança Pública no Mato Grosso do Sul e no Brasil.
A solenidade teve início às 20h e, durante uma hora e vinte minutos foram apresentados e debatidos com policiais militares, civis, bombeiros militares, agentes penitenciários e um público de quase 200 pessoas que se fizeram presentes, as particularidades do Estado de Mato Grosso do Sul no tocante aos crimes tipicamente fronteiriços, transfronteiriços e a massa carcerária gerada pela eficiência das forças estaduais na sua atuação em MS.
Nas suas explanações o secretário apresentou alguns dados impressionantes sobre a produtividade e a efetividade dos órgãos de segurança pública no combate ao crime. Segundo José Carlos Barbosa, a média de presos no Brasil é de 300 por 100 mil habitantes, enquanto a do MS gira em torno de 600 por 100mil habitantes, sendo que atualmente são cerca dos 700 mil presos custodiados em todo país, desses apenas 700 estão em presídios federais, tendo os estados arcando com os custos de presos da União. “Partindo dessa premissa, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, entrou com uma Ação Civil Pública visando o ressarcimento dos custos efetivamente gastos com presos federais em presídios do estado”, relatou Barbosa.
Outro número impressionante apresentado pelo dirigente da Sejusp foi o volume de quase 300 toneladas de drogas apreendidas no ano de 2016 pelos órgãos de segurança pública estaduais. Ele falou ainda sobre a abertura de concursos públicos para PM e PC nos próximos meses e da entrega das viaturas adquiridas pelo programa “MS Mais Seguro”.
José Carlos Barbosa finalizou sua palestra, agradecendo aos profissionais de segurança do MS e respondendo aos questionamentos da plateia. Logo depois do encerramento do evento, o secretario visitou o quiosque estilizado do 3º Batalhão de Policia Militar de Dourados, que é parceiro fundamental na realização da 53ª Expoagro, onde foi recebido pela família policial militar que se fazia presente no Quiosque.
Participaram palestra, além de representantes do Sindicato Rural de Dourados, o delegado Regional de Dourados, Lupércio Degerone, o ex-diretor da Agepen, juiz aposentado Airton Stropa, O diretor do Departamento de Operações de Fronteira, coronel Kleber Haddad Lane, o comandante do 3º Batalhão de Policia Militar de Dourados, tenente-coronel Carlos Silva e o comandante do 2º Grupamento de Bombeiros Militares de Dourados, tenente-coronel, Flávio Pereira Guimarães.
Reportagem e fotos Júlio César Arguelho