Campo Grande (MS) – O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, participou na sexta-feira (3), em Dourados, de uma reunião com o Conselho Institucional de Segurança do município (Coised), que teve como objetivo estabelecer um diálogo entre o Conselho e a pasta de Segurança Pública. A audiência foi realizada no auditório da delegacia da Polícia Federal.
Na ocasião, os membros do Coised também apresentaram ao secretário algumas demandas para a segurança pública de Dourados e região, com a finalidade de implementar recursos visando melhorar ainda mais o atendimento a comunidade. Entre elas estão as questões relacionadas à logística, recursos humanos e financeiros.
O promotor João Linhares Junior, supervisor da Promotoria Criminal Residual de Justiça de Dourados, que esteve presente na reunião, classificou o debate como extremamente positivo, pois foi uma oportunidade que o Coised teve para propor estratégias e soluções para a segurança pública.
Para o secretário José Carlos Barbosa, a audiência foi muito produtiva para todos os segmentos que compõem o Conselho, uma vez que, recebeu um documento contendo diagnósticos para as necessidades da área de segurança pública do município. Além de sinalizar os avanços e as perspectivas que podem ser traçadas para a segurança pública de Dourados e região.
Na reunião o secretário ainda ressaltou os investimentos imediatos que o Governo do Estado deve promover nos próximos dias para área de segurança publica, citando a compra de mais de 5 mil novos coletes balísticos, armas, munições e novas viaturas, totalizando cerca de R$ 40 milhões, em recurso próprios.
O Coised é formado por representantes do Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Penitenciária Estadual de Dourados, Comando de Policiamento de Área, Exército, Receita Federal, Núcleo de Medicina Legal, Núcleo de Criminalística, Polícia Federal, Guarda Municipal, Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Polícia Rodoviária Estadual e Corpo de Bombeiros.
Regiane Ribeiro – Assecom/Sejusp