Campo Grande (MS) – O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antonio Carlos Videira, participou nesta terça-feira (10.4) da abertura 69ª reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), evento que está acontecendo em São Paulo e conta com a presença do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. Paralelo ao Consesp, ocorre ainda no Transamérica Expo Center, a 4ª edição da LAAD Security, Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa, que reúne representantes das forças de segurança pública e de empresas privadas de todas as regiões do Brasil.
Durante a abertura do encontro que também acontece nesta quarta-feira (11.4), diversos assuntos foram debatidos como investimentos em melhorias na área da segurança pública, a intervenção no Rio de Janeiro, a criação do Ministério Extraordinário de Segurança, alterações legislativas para melhorar o combate à criminalidade, e a inclusão do estado de São Paulo ao Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual, que é um acordo de cooperação que integra 18 estados para atuação conjunta no combate ao crime, entre eles Mato Grosso do Sul.
“Foi abordado também à ideia da criação de uma escola nacional de inteligência em segurança pública, por parte do Ministério da Segurança Pública. Além da possibilidade do Consesp passar a ser um conselho consultivo do ministro, que se comprometeu em manter reuniões pessoalmente com todos os secretários”, pontuou Antonio Carlos Vidieira.
Consesp
O Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) foi formado em abril de 2003, durante a realização do Encontro Nacional de Secretários de Segurança Pública. Ele oferece às secretarias estaduais informações que possam servir de base na formulação de diretrizes e metas em Segurança Pública e divulga ações de sucesso dos estados que possam ser aplicadas por outras unidades da federação.
Alinhar as políticas públicas de segurança é o principal objetivo das reuniões. “O colegiado, em suma, representa a união de esforços de todos os secretários para ter uma segurança no país cada vez melhor”, ressaltou Antonio Carlos Videira.
Mais reuniões
Também estão em São Paulo, o delegado-geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas, o comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Waldir Ribeiro Acosta, comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Joilson do Amaral, e a coordenadora-geral de Perícias, Glória Setsuko Suzuki, que participam das reuniões ordinárias dos Conselhos e Colégios de Segurança Pública do País: Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG-PM/CBM); Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM); Conselho Nacional dos Chefes da Polícia Civil (CONCPC) e Conselho Nacional de Dirigentes Gerais de Órgãos Periciais Forenses do Brasil (Perícia Criminal).
Sobre a LAAD Security
A LAAD Security – Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa – reúne empresas nacionais e internacionais que fornecem equipamentos, serviços e tecnologias para Segurança Pública, Forças Policiais, Forças Especiais, Forças Armadas, Law Enforcement, Homeland Security e gestão de segurança de grandes corporações, concessionárias de serviços e infraestrutura crítica do Brasil e da América Latina.
Em sua quarta edição, o evento, que reunirá cerca de 100 marcas expositoras e que deverá receber mais de 9 mil profissionais do setor, apresentará soluções em autenticação, controle de acesso e vigilância; emergência, salvamento e resgate; equipamentos pessoais e táticos; cyber security; ópticos e optrônicos; munição e armamento; perícia criminal e forense; transmissão e comunicação; veículos e helicópteros; e etc.
Foto: Divulgação