Campo Grande (MS) – O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), José Carlos Barbosa, esteve reunido nesta terça-feira (18), na Academia de Polícia Civil Júlio Cesar da Fonte Nogueira (Acadepol), com os novos médicos legistas que em breve deverão atuar nas unidades da Coordenadoria Geral de Perícias localizadas nas cidades de Dourados e Três Lagoas.
A formação dos quatro peritos oficiais congrega a turma de remanescentes do Concurso Público de Provas e Títulos realizado em 2012. Acompanharam a reunião a diretora da Acadepol, delegada Maria de Lourdes de Souza Cano, e a coordenadora-geral de Perícias, Glória Setsuko Suzuki.
Na ocasião o secretário José Carlos Barbosa, abordou a importância do trabalho pericial para o bom andamento de uma investigação, da estrutura da Sejusp no Estado, dos investimentos que estão sendo feitos pelo governo na área da segurança pública, entre outros assuntos. “Administrar a pasta tem sido um grande desafio, uma vez que ela não cuida apenas da atuação das instituições policiais, como também do sistema penitenciário e das medidas socioeducativas. Na maioria dos estados a secretaria de Segurança Pública é separada da Justiça”, disse o secretário.
Segundo o dirigente da Sejusp, a segurança juntamente com a saúde tem sido uma das principais reivindicações da população, sendo que em algumas localidades ocupa o primeiro lugar na opinião pública. “Durante muito tempo a segurança pública foi tratada como segundo plano pelo Governo Federal, sendo deixada apenas para os governos estaduais que agora estão cobrando a criação de uma política de estado e não de governo para esta área”, pontuou.
José Carlos Barbosa ainda destacou que MS possui 1.517 quilômetros de fronteira, dos quais 1.131 com o Paraguai e 386 com a Bolívia, desses 549 quilômetros são de fronteira seca, o que o torna vulnerável, fazendo com que seja a principal porta de entrada de drogas e armas no país. “É comprovado parte considerável das drogas que adentram ao Brasil pelo Paraguai e a Bolívia, então precisamos reforçar a segurança das nossas fronteiras e por isso estamos pedindo ainda ao Ministério da Justiça e Segurança Pública reforço nos efetivos da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal nestas regiões”, enfatiza.
O representante da turma, o acadêmico Delso Nascimento, agradeceu a atenção do secretário. “Estamos nos sentindo privilegiados com a forma de como o secretário conversou com a turma. Atitudes como essa aumentam a nossa autoestima, além de nos motivar a desempenhar a nossa função da melhor forma possível”, declarou o acadêmico.
Logo depois, o secretário José Carlos Barbosa acompanhou uma aula do Curso de Treinamento e Atualização de Tiro Policial, que está sendo realizado pela Acadepol.