Representando o governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, participou da solenidade de entrega do Espadim Tiradentes aos alunos oficiais, realizada pela Polícia Militar, na sexta-feira (26), em Campo Grande.
O Espadim Tiradentes é a arma símbolo dos cadetes e essa é a primeira vez que a entrega é realizada em Mato Grosso do Sul. “Esse evento representa a realização de um sonho, porque antes os oficiais da PM eram formados em outros estados e graças ao apoio do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa nós conseguimos de forma inédita trazer o curso de formação aqui para Campo Grande”, destacou o secretário de Segurança.
Ao todo foram contemplados com o Espadim Tiradentes 53 alunos oficiais que concluíram o primeiro ano de academia e que ingressarão no quadro de oficiais da PM após a conclusão do Curso de Formação de Oficiais (CFO), prevista para o final deste ano de 2021. “São novos policiais que assim como aqueles que já ocupam postos na PM irão trabalhar incansavelmente em benefício da segurança das famílias sul-mato-grossenses”, destacou o Comandante Geral da PM, coronel Marcos Paulo Gimenez.
Em sua fala, o comandante da Academia da Polícia Militar, coronel Massilon de Oliveira e Silva Neto destacou o orgulho em estar à frente da instituição de ensino. “Tanto os policiais como os alunos, não medem esforços em fazer o melhor”, disse.
“Fico muito feliz, como ex-comandante-geral e hoje como deputado, de estar presente em um evento tão importante e que é histórico dentro da nossa Instituição. A gente espera que essa seja a primeira de várias outras turmas de oficiais. E que possamos sempre, dentro da estrutura da Polícia Militar, estar formando novos oficiais”, declarou o deputado Coronel David, que representou a Assembleia Legislativa na solenidade.
Homenagens
Os três primeiros colocados no primeiro ano do CFO, os cadetes PM Edimar Miami Batista, Fábio Dias de Oliveira e Max Willian Alves, receberam o Espadim Tiradentes das mãos do secretário de Segurança, do Comandante Geral da PM e do deputado estadual Coronel Davi.
Já o secretário Antonio Carlos Videira e o Comandante Marcos Paulo Gimenez foram homenageados pelos alunos oficiais com placas pelo apoio incondicional na realização do primeiro Curso de Formação de Oficiais em Mato Grosso do Sul.
Também foi homenageada na solenidade de entrega do Espadim Tiradentes a senhora Rosimeire Leão de Nazareth Orti, viúva do coronel Geraldo Garcia Orti, que empresta o nome para a primeira turma de oficiais do estado.
Espadim Tiradentes
O Espadim carrega em si uma simbologia secular, originário da época do Czar Alexander III, que, no comando do Exército Russo, solicitou que seu armeiro forjasse pequenas espadas de aço em comemoração às vitórias em campanhas militares, a serem distribuídas aos príncipes do império, que deveriam portá-las até estarem aptos ao exercício do comando.
Na época, o oficialato era destinado apenas à nobreza, mas, devido o uso constante nas escolas militares pelos jovens aristocratas, o Espadim foi difundido pela Europa, vindo a se tornar peça do uniforme em vários países.
Realizada na Academia de Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, na Avenida Duque de Caxias, a cerimônia seguiu todos os protocolos de biossegurança.