Campo Grande (MS) – Nesta quarta-feira (17.4) o Comando Militar da Oeste (CMO) realizou uma cerimônia especial em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro, que completa 371 anos de sua criação. O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, participou da solenidade em alusão a data e recebeu do general de Exército Lourival Carvalho Silva, comandante militar do Oeste, a Medalha da Ordem do Mérito Militar. Também foi agraciado com a honraria o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Joilson do Amaral.
“Agradeço a indicação do Exército Brasileiro para que eu fosse condecorado com essa comenda. É uma honra e compartilho a homenagem com todos os servidores que compõem a estrutura da segurança pública de Mato Grosso do Sul”, disse o secretário, que também destacou a importância da parceira do Exército com as forças de segurança estaduais.
Entre as atuações em conjunto Antonio Carlos Videira, destacou que o Exército tem contribuído com a segurança pública do Estado, como exemplo de atuação integrada estão as participações nas operações desenvolvidas pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira e Divisas (GGIFRON/DIV), Operação Ágata na região de fronteira, trabalho desenvolvido durante a greve dos caminhoneiros, as parcerias na área de inteligência, entre outras. “O Exército também fez importantes doações, tanto para Polícia Militar, quanto para o Corpo de Bombeiros”, frisou.
As condecorações entregues a autoridades civis e militares foram: a Medalha da Ordem do Mérito Militar, que foram entregues aos que prestaram notáveis serviços ao país, a Medalha Exército Brasileiro, que se destina a distinguir quem tenha praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro e por fim, o Diploma de Colaborador Emérito do Exército, destinado a personalidades ou instituições que tenham prestado relevante apoio às atividades e eventos realizados pelo CMO.
Sobre o Exército
A história do Exército Brasileiro começa oficialmente com o surgimento do Estado Brasileiro, ou seja, com a Independência do Brasil (7 Set 1822). O dia 19 de abril foi a data da 1ª Batalha de Guararapes, ocorrida em 1648, em Jaboatão (PE), onde os brasileiros uniram-se em torno de um ideal para expulsar o invasor do solo pátrio. Nesse episódio, pela primeira vez, foi mencionada e exaltada a Pátria Brasileira e plantadas as sementes da Nação.