Campo Grande (MS) – O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, em visita ao Comando-Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, na sexta-feira (08), participou de uma palestra, onde foram apresentadas as unidades e atribuições do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) da Polícia Militar.
Durante o encontro que contou também com a presença do Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Deusdete Souza Oliveira Filho, o comandante do CPM, coronel Francisco Ovelar, destacou que a unidade é responsável por realizar o policiamento ostensivo e garantir a segurança em Campo Grande e também em municípios vizinhos, como por exemplo Terenos, Sidrolândia e Jaraguari.
Segundo Ovelar o grande desafio é a redução dos índices criminais. “Para obtermos bons resultados no combate aos problemas de segurança, especialmente aqueles apontados pela comunidade, como roubos, furtos e homicídios, estamos reduzindo a carga horária dos efetivos das unidades, bem como criando alguns incentivos, que vão de folga, final de semana na Colônia de Férias, a pontuação por apreensões e prisões, que vão para a ficha dos policiais e contam pontos na hora da promoção”, explicou o comandante do CPM.
Já o Comandante-Geral destacou que o grande gargalo da Polícia Militar é hoje a redução do efetivo, com o constante número de aposentadorias. “Sabemos que não apenas a PM, mas todos os órgãos públicos de Mato Grosso do Sul enfrentam o advento dos 30 anos de criação do Estado, quando foram realizados os primeiros concursos, sendo que aquelas pessoas que ingressaram no serviço público lá atrás, estão se aposentando, o grande desafio agora, creio que seja o aumento do efetivo”, destacou o coronel Deusdete.
O secretário Sílvio Maluf enalteceu as ações da Polícia Militar, que é considerada hoje, uma das mais eficientes do país e falou sobre os números da segurança pública, alcançados segundo ele, graças a dedicação e empenhos dos policiais. “No ano passado foram realizadas mais de 18 mil prisões, e os números dos primeiros meses deste ano levam a crer que fecharemos 2015 com mais de 22 mil prisões, o Estado também bateu recorde de apreensões de drogas ao longo do ano passado e nesses primeiros meses já superamos as apreensões do mesmo período de 2014, graças ao trabalho de cada um dos senhores”, disse o secretário de Segurança.
Sílvio Maluf lembrou ainda que 834 novos policiais militares serão formados pelo Governo do Estado agora no mês de maio, 126 candidatos a soldados serão convocados para o curso de formação e que, há ainda em estudo algumas ações emergenciais, com foco na redução do déficit do efetivo, que serão colocadas em prática em curto prazo.