Campo Grande (MS) – O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa se reuniu na manhã desta quinta-feira (27), em Campo Grande, com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jorge Edgard Júdice Teixeira e com o diretor da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCOM), tenente coronel Thonny Audry Lima Zerlotti. O objetivo da reunião foi conhecer as estruturas e as principais demandas dos programas e projetos sociais desenvolvidos pela instituição.
O diretor do DPCOM, tenente coronel Thonny Audry Lima Zerlotti, apresentou ao secretário de Segurança o trabalho realizado pela diretoria que é responsável pela coordenação, organização e realização de todas as atividades referentes às ações sociais e gerenciar os programas e projetos desenvolvidos pela PM como o Florestinha, Banda de Música Mirim, Bom de Bola, Bom na Escola, Cematran (Centro Educativo de Múltiplas Atividades de Trânsito), Reação, Tiro Adaptado, Equoterapia, Patrulha Mirim e Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas). Eles estão presentes em 49 das 79 cidades do Estado, com base na filosofia da proteção social das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.
“Os programas e projetos sociais desenvolvidos pela DPCOM na figura do policial militar introduzem valores éticos, institucionais e o reconhecimento da cidadania, nesse sentido, o Proerd é o trabalho de maior destaque principalmente pela abrangência e temática relevante no atual contexto social, que já atendeu mais de 260 mil crianças desde a sua criação no ano 1997”, explicou o diretor.
O secretário José Carlos Barbosa lembrou que a PM tem na Sejusp um parceiro, e que são esses programas que fazem com que o trabalho da policia seja humanizado. “Todos os projetos desenvolvidos pela PM são de grande importância, e a secretaria vai buscar alternativas para estar mais presente, entre elas a integração com outras pastas do Estado”, destacou Barbosa.
Durante a reunião também foi entregue ao secretário de Segurança Pública um projeto visando à implantação de uma unidade do Colégio Militar Tiradentes, em Campo Grande. “A PM pode contar com o apoio da Sejusp para criação desta unidade educacional, que é referência não só na formação de bons alunos, mas também de disciplina”, declarou.
O encontro que aconteceu no Comando Geral da PM também contou com a presença dos instrutores dos programas e projetos sociais, além de professores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.