Campo Grande (MS) – A Caravana da Saúde que acontece em Dourados, com atendimentos em saúde, disponibilizando a população de exames a procedimentos cirúrgicos, palestras e orientações jurídicas, conta também com a presença das instituições de segurança subordinadas à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Equipamentos que são utilizados no combate à incêndios urbanos e florestais, busca e salvamento aquático e terrestre e atendimento pré-hospitalar, serão demonstrados no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, no Jardim Água Boa, onde acontecem os atendimentos da Caravana da Saúde.
Os visitantes também recebem dos Bombeiros, orientações das técnicas utilizadas no combate à incêndios, táticas de extinção de chamas, aprendem como prestar os primeiros socorros para vítimas de infarto e engasgamento, por exemplo e conhecem de perto as viaturas utilizadas pela corporação.
Já a Polícia Civil leva para a Caravana da Saúde importantes orientações de acesso aos serviços on-line, para realizar denúncias e para evitar que crimes ocorram. No evento os policiais civis fazem contato com os usuários, registram boletins de ocorrência, distribuem panfletos com orientações e exibem vídeos de prevenção e combate à violência doméstica.
No Complexo os usuários e visitantes podem ainda ter contato direto com a Polícia Comunitária, filosofia que tem por objetivo aproximar polícia e comunidade, para que juntas identifiquem as prioridades e trabalhem para solucionar problemas de segurança pública, como crimes, uso de drogas e desordens sociais.
Também será apresentado aos moradores de Dourados o trabalho realizado pela Polícia Militar através do Programa Educacional de Resistência ao Uso de Drogas (Proerd) e do Projeto Florestinha, que no contraturno escolar atende crianças e adolescentes socialmente vulneráveis, com atividades de educação ambiental, reforço escolar e cidadania, ensinamentos que são repassados através da disciplina militar.
Outro importante serviço oferecido pela Segurança Pública na Caravana da Saúde é confecção da carteira de identidade, em um estande montado no Complexo pelo Instituto de Identificação que colhe as digitais, insere os dados no sistema, tira fotos e depois entrega o documento ao usuário no posto de identificação do município.
Mais de 30 instituições integram ações de atendimento da Caravana da Saúde em Dourados, entre elas Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça. A estimativa do Governo do Estado é de que nesta edição sejam realizadas mais de 5,5 mil cirurgias entre gerais e oftalmológicas, cerca de 14 mil consultas e mais de 6 mil exames.