Publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (16), o Termo de Fomento da parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Instituto Mirim de Campo Grande, para inserção no mercado de trabalho de adolescentes de 16 a 18 anos, que estão em formação socioeducativa e profissional.
Com a parceria 55 adolescentes passam a atuar na Sejusp e demais instituições de segurança em Campo Grande, entre elas Polícia Civil e Polícia Militar, como auxiliares de escritório em geral, contribuindo assim para a formação profissional e agregando valor aos conhecimentos teóricos já adquiridos pelos adolescentes.
Os novos colaboradores da segurança pública foram recebidos hoje, no auditório da Sejusp, em Campo Grande, pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira e pela superintendente de Administração e Finanças da Sejusp, Almirania Portilho Centurião. “É uma parceria que além da ocupação profissional, permite que os adolescentes coloquem em prática aquilo que aprenderam no Instituto Mirim”, explica o secretário.
Entra as atividades a serem desempenhadas pelos adolescentes estão auxiliares de recepção, protocolo, expedição de correspondências, entregas, acondicionamento e arquivamento de documento e outros serviços relativos a parte administrativa da estrutura da segurança pública.
A parceria tem validade de 12 meses e o valor estimado do termo de fomento, conforme o plano de trabalho inicial é de R$ 933,6 mil. Os recursos serão utilizados para pagamento de salários, vale transporte e encargos trabalhistas dos adolescentes, que estão vinculados diretamente ao Instituto Mirim.
A parceria entre Prefeitura e Governo, segue normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), bem como padrão tecnológico vigente de organização do trabalho.