Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira e Divisas (GGIFRON/DIV), em conjunto com todas as forças de segurança federais, estaduais e municipais deflagram nesta quinta-feira (21.11) a operação Fronteira Segura Sul II em seis municípios da região de fronteira. Esta é a segunda edição da operação integrada neste ano e faz parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), que visa fortalecer ainda mais as ações conjuntas entre as instituições.
A ação está sob coordenação do secretário executivo do GGIFRON/DIV, coronel Edimilson de Oliveira Ribeiro, que está na localidade acompanhando todas as atividades que estão sendo desenvolvidas. “A operação foi planejada com base nos dados estatísticos monitorados diuturnamente pela Sejusp e em levantamentos realizados pelas equipes de inteligência. No clarear do dia as equipes das forças de segurança pública federal e estadual, em trabalho conjunto, já foram cumprir vários mandados de prisão e de busca e apreensão nos municípios”, informou o coronel.
Também estão sendo realizadas simultaneamente diversas outras ações de fiscalização: dentre elas: ações contra foragidos da Justiça, blitz de trânsito nas principais ruas e avenidas das cidades, bloqueios estratégicos nas estradas vicinais, rodovias estaduais e federais, tudo com intuito de reduzir os índices de criminalidade nas áreas urbanas de abrangência da operação, bem como o combate aos crimes transfronteiriços como contrabando, descaminho, tráfico de entorpecentes, entre outros, que utilizam as estradas do Estado como corredor da droga para os grandes centros dos demais estados brasileiros.