Campo Grande (MS) - A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira e Divisas (GGIFRON/DIV), em conjunto com todas as forças de segurança federais, estaduais e municipais deflagram nesta quinta-feira (21.11) a operação Fronteira Segura Sul II em seis municípios da região de fronteira. Esta é a segunda edição da operação integrada neste ano e faz parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), que visa fortalecer ainda mais as ações conjuntas entre as instituições.
A ação está sob coordenação do secretário executivo do GGIFRON/DIV, coronel Edimilson de Oliveira Ribeiro, que está na localidade acompanhando todas as atividades que estão sendo desenvolvidas. “A operação foi planejada com base nos dados estatísticos monitorados diuturnamente pela Sejusp e em levantamentos realizados pelas equipes de inteligência. No clarear do dia as equipes das forças de segurança pública federal e estadual, em trabalho conjunto, já foram cumprir vários mandados de prisão e de busca e apreensão nos municípios”, informou o coronel.
Também estão sendo realizadas simultaneamente diversas outras ações de fiscalização: dentre elas: ações contra foragidos da Justiça, blitz de trânsito nas principais ruas e avenidas das cidades, bloqueios estratégicos nas estradas vicinais, rodovias estaduais e federais, tudo com intuito de reduzir os índices de criminalidade nas áreas urbanas de abrangência da operação, bem como o combate aos crimes transfronteiriços como contrabando, descaminho, tráfico de entorpecentes, entre outros, que utilizam as estradas do Estado como corredor da droga para os grandes centros dos demais estados brasileiros.
Publicado por: rcribeiro@sejusp.ms