Campo Grande (MS) – Está sendo realizado no ambulatório da Unei Dom Bosco com o apoio da direção e dos servidores da unidade, o grupo de Promoção da Saúde dos adolescentes. Este grupo tem o objetivo de promover a saúde integral do adolescente em regime de internação. As atividades são denominadas de Círculo da Saúde Integral que promove a participação efetiva dos adolescentes como protagonistas de sua saúde, através de ações não somente educativas e preventivas, mas também terapêuticas.
Esse trabalho foi implantado em novembro de 2014 com uma proposta inovadora dentro da unidade pela psicóloga Rute de Oliveira Sanches, que via como possível criar um espaço em que os adolescentes pudessem entender e refletir sobre o conceito de saúde em todos os seus aspectos: físico, mental, psicossocial e espiritual, este no sentido de significado do valor da vida.
A metodologia é baseada nas abordagens restaurativas e nos Círculos de Construção de Paz associadas as outras práticas participativas e adaptadas para a realidade da unidade.Os temas abordados oportunizam momentos de diálogo, escuta empática, respeito, contribuindo para comportamento mais saudável, menos autodestrutivo e violento.
É um espaço seguro da palavra e da reflexão, que sensibiliza os adolescentes a realizarem escolhas mais assertivas e saudáveis em suas vidas. Proporciona aos adolescentes uma releitura de sua realidade, com esperança de mudança de vida, promovendo sua saúde e cidadania.
Os adolescentes relatam que tem gostado muito dos “encontros” do grupo que acontece toda semana, porque conseguem se auto-analisar melhor, e que repassam isso aos colegas de ala. Relatam também que o grupo tem ajudado na diminuição de alguns conflitos entre eles, que estão aprendendo a dialogar procurando ter uma convivência mais pacífica dentro da unidade.
Atualmente há uma lista de espera, com os nomes dos adolescentes que se interessam em participar do Círculo da Saúde, pois a voluntariedade é o primeiro valor a ser considerado. Alguns adolescentes levam o aprendizado após a desinternação, porque há um despertar de expectativa para uma nova vida.
Um deles, após receber o mandado de desinternação, mandou uma carta à psicóloga Rute, testemunhando quanto sua visão de vida havia mudado, agradecendo pela ajuda recebida através do Círculo da Saúde Integral.
O Círculo da Saúde Integral é uma realidade construída com os adolescentes promovendo o bem estar individual e coletivo, que desperta no adolescente um olhar de esperança para seu próprio futuro. É uma atividade que agrega e complementa os outros trabalhos existentes e realizados pelas equipes na unidade.
Assecom/SAS