Campo Grande (MS) – Com a proposta de ofertar preparação profissional aos adolescentes das Unidades Educacionais de Internação e de Semiliberdade e fomentar conhecimentos educativos e construtivos para o retorno à vida familiar e comunitária, a Superintendência de Medidas Socioeducativas (SAS) firmou uma parceria com a Subsecretaria Municipal de Juventude de Campo Grande. Inicialmente cerca de 100 adolescentes serão integrados ao Programa Levanta Juventude.
A Unidade Educacional Dom Bosco, que hoje atende 80 adolescentes em cumprimento a medida socioeducativa de internação, foi a primeira a receber palestras de preparação profissional. Na primeira semana do ciclo de atividades, aproximadamente 20 adolescentes participaram. Entre os temas que ainda serão abordados estão: Comportamento Organizacional, Marketing Pessoal, Ética e Postura, Criatividade e Empreendedorismo, Liderança, Oratória e técnicas de Coach. A proposta é atender os adolescentes que pensam na conquista do primeiro emprego, levando em consideração a linguagem, o comportamento e os interesses do mercado de trabalho local.
Para o diretor da unidade, Odair Marcelo Gomes Selles, a iniciativa da Subsecretaria da Juventude vem somar ao trabalho socioeducativo que está sendo realizado pela SAS. “Acreditamos na ressocialização e defendemos a vinda de parcerias para a possibilidade de dar novo sentido à vida dos meninos. Escolarização e profissionalização são alguns dos direitos fundamentais do adolescente, que se muito bem conceituadas e trabalhadas conquistaremos o seu preparo para o exercício da cidadania, o seu ingresso no mercado de trabalho, a diminuição no índice de reincidência infracional e a garantia de que a socioeducação de MS está no caminho certo”, destacou o diretor.
Para os adolescentes em cumprimento a medida socioeducativa de semiliberdade a Subsecretaria de Juventude ofertará profissionalização no segmento de Estética e Beleza disponibilizando o Curso de Corte de Barba e Cabelo com carga horária de 100 horas/aulas e duração de três meses. Além dos encontros presenciais, a capacitação também vai contar com atividades online. Outros cursos profissionalizantes como Secretariado Executivo, Tecnologias e Noções de Informática Básica estão em processo de formatação e também serão oferecidos já nos próximos dias.
Segundo o subsecretário Municipal de Juventude, Maicon Nogueira, a proposta é ampliar a visão de mundo do jovem, desenvolvendo suas habilidades e competências e, ao mesmo tempo, atender a demanda do mercado de trabalho local.
“A socioeducação é um tema que precisamos compreender melhor para criarmos programas específicos que atendam as necessidades desses adolescentes que estão em privação ou restrição de liberdade. Neste primeiro momento a Subsecretaria de Juventude estará oferecendo as Unidade Educacionais de Campo Grande os ciclos de palestras e Cursos de qualificação profissional com o propósito único de fomentar o aprendizado e, assim, proporcionar a reflexão da vida livre, responsável e produtiva”, destacou o subsecretário.
Para o superintende de Assistência Socioeducativa, Celso Almeida de Oliveira, a celebração da parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande por meio da Subsecretaria de Juventude é uma grande conquista e vem somar ao trabalho das outras várias instituições que já estão dentro das Unidades Educacionais ofertando conhecimento.
“As parcerias que oferecem educação aliada a profissionalização são de extrema importância para o adolescente que necessita da construção de um novo projeto de vida. Temos que pensar no futuro do adolescente, investir nele quando em cumprimento a medida socioeducativa e para quando adquirir a liberdade ele esteja preparado para conquistar o mercado de trabalho”, pontuou o superintendente.
Reportagem Nathya Ayala da Superintendência de Medidas Socioeducadivas