Roberto Gurgel de Oliveira Filho foi reconduzido ao posto mais alto da Polícia Civil, que é o cargo de Delegado-Geral. O ato de posse aconteceu nesta quarta-feira (18), no gabinete do governador Eduardo Riedel, em Campo Grande e contou com a presença do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira. A exoneração e nova nomeação foram publicadas no Diário Oficial do Estado de hoje.
Em suas falas, o governador Eduardo Riedel agradeceu a Gurgel pelo trabalho já prestado e pediu ainda mais empenho e comprometimento. “Com a segurança pública cada vez mais fortalecida, nosso grande objetivo é poder proporcionar condições e valorização aos agentes para atuar de maneira eficiente em prol da população-sul-mato-grossense”, ressaltou.
Ao assinar o termo de posse, Gurgel agradeceu ao governador eleito pela confiança e falou da responsabilidade e dos desafios que terá pela frente. “Sabemos que os desafios serão ainda maiores, mas tenho a certeza que com trabalho conjunto e apoio do Governo e outras instituições, conseguiremos fazer um trabalho de excelência na Polícia Civil, que refletirá no bem-estar da população”, falou.
Já o Secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, lançou um desafio ao Delegado-Geral. “Desejo que você continue este profissional forte e aguerrido. Tenho muita confiança no seu trabalho e quero que você seja o melhor Delegado-Geral que a Polícia Civil já teve”, desafiou.
Presente também na solenidade, o Secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Arlei Caravina enalteceu a determinação e vontade de Roberto Gurgel. “Tenho a certeza de que você fará um excelente trabalho à frente da Polícia Civil”, comentou.
Currículo
Formado em Direito pelo Centro Universitário de Toledo-Presidente Prudente/SP em 2002, Roberto Gurgel de Oliveira Filho ingressou na Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, como Delegado de Polícia, em 2006. Sua primeira lotação foi na cidade de Bonito, onde atuou como delegado titular por 8 anos.
Em pouco mais de uma década e meia de trabalho dedicado à segurança pública, acumulou experiências e já ocupou vários cargos administrativos dentro da Polícia Civil, entre eles de assessor de Administração da Delegacia Geral da Polícia Civil, assessor de Gestão e Projetos, ssessor Jurídico, diretor Administrativo e Técnico do Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança), coordenador Administrativo do DPI (Departamento de Polícia do Interior), diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE) e Diretor da Academia de Polícia Civil Delegado Júlio César da Fonte Nogueira (Acadepol).
Em fevereiro do ano passado foi empossado pela primeira vez no cargo de Delegado-Geral da Polícia Civil, tendo sido exonerado e reconduzido às funções na data de hoje, pelo atual Governo.
Roberto Gurgel é filho de delegado e professora, tem 42 anos de idade, é casado e tem dois filhos.
Posses dos Comandantes da PM
No mesmo ato, o governador Eduardo Riedel deu posse também ao novo comandante da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, coronel Renato dos Anjos Garnes e a Subcomandante-Geral, coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião, que é a primeira mulher do Mato Grosso do Sul a assumir a função.
Assecom Polícia Civil