Campo Grande (MS) – Na última semana representantes da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária (CPCOM), ligada à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública estiveram em três cidades de Mato Grosso do Sul. Os encontros foram realizados com o intuito de debater a estruturação e criação de unidades do Conselho Comunitário de Segurança (CCS), por meio do qual se torna possível a aproximação com a comunidade, com as polícias locais, e ainda, possibilita uma gestão integrada dos temas de segurança pública no município.
Na quarta-feira (22.5) eles estiveram em Nova Alvorada do Sul, onde participaram de um encontro com o juiz de direito Jessé Cruciol Júnior, o promotor de justiça Maurício Mecelis, o delegado de polícia Rômulo Teixeira Marcelo, o comandante da Polícia Militar local, tenente Klayton de Andrade Silva, além de vereadores, representantes da prefeitura, do comércio, do Detran, da APAE e lideranças comunitárias.
Na oportunidade ficou definido que será agendada uma data futura para a realização de uma audiência pública, para levar a conhecimento público os detalhes sobre a efetiva instituição do conselho comunitário de segurança pública para segurança local.
Já na terça-feira (21.5), na cidade de Batayporã, a equipe da Coordenadoria se reuniu com o comandante da Polícia Militar, tenente Garcia, o delegado de polícia Felipe Mendonça e os membros do conselho do município. A explanação inicial da capacitação foi sobre o regulamento dos conselhos e demais legislações pertinentes, haja vista que o conselho do de Batayporã foi criado em 2010. No segundo momento o capitão Edcezar Zeilinger, gerente de projetos da CPCOM, discorreu sobre a filosofia de polícia comunitária, a importância dos conselhos na pasta da segurança pública do Estado e experiências e ações praticadas por outros CCS do Estado.
No mesmo dia também estiveram no município de Taquarussu, onde participaram de uma audiência pública, na Câmara Municipal, com representantes das forças de segurança pública e lideranças comunitárias, que teve como objetivo orientar o processo de implantação do Conselho Comunitário de Segurança.
Conselhos Comunitários de Segurança
Os Conselhos Comunitários de Segurança (CCS), são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.
Para mais informações, contatar a Coordenadoria estadual de Polícia Comunitária/SEJUSP/MS, pelo telefone (67) 3318-6856/6800.