Dourados (MS) – O governador Reinaldo Azambuja e o presidente da República em exercício, Michel Temer, participaram na manhã desta quinta-feira (9), em Dourados, da apresentação do Sistema Integrado do Monitoramento de Fronteiras (Sisfron).
Esse projeto piloto está sendo implantado há dois anos na fronteira de Mato Grosso do Sul e tem como base operacional o município de Dourados, e está orçado em R$ 12 bilhões em recursos federais, com sua conclusão de instalação em todo os 17 mil km de fronteiras secas do país prevista para 2021.
Azambuja destacou a importância do Sisfron na segurança das fronteiras secas brasileiras, e disse que quanto o sistema estiver 100% implantado, será possível monitorar a entrada e saída de pessoas pelas fronteiras. “Tudo o que foi mostrado facilita o monitoramento de uma ampla região da faixa de fronteira que pode interligar forças policiais do Estado e isso é muito positivo. Se o governo federal conseguir implantar em sua totalidade, certamente teremos instrumento importante no controle de entrada e saída de pessoas, veículos e animais na fronteira”, disse.
O presidente em exercício, Michel Temer, garantiu que com o Sisfron, o monitoramento das fronteiras será permanente, com o intenso combate ao crime e a manutenção da soberania nacional. “O que acontece agora é que será permanente, e se estenderá por todas as fronteiras brasileiras, preservando de um lado, o combate ao crime, e de outro lado a nossa soberania nacional pela proteção nas fronteiras”, afirmou Temer.
Após a apresentação do Sisfron, o governador Reinaldo Azambuja e o presidente Michel Temer realizaram um sobrevoo em umas das áreas já monitoradas pelo sistema.
Com informações de Ludyney Moura.
Fotos: Jessica Barbosa