Só nos primeiros cinco meses de 2021, polícias estaduais e federais, junto das forças armadas, retiraram de circulação em Mato Grosso do Sul mais de 270 toneladas de drogas
Sistema de radares da Força Aérea Brasileira (FAB), que intercepta aeronaves sem planos de voo e em baixa altitude, foi ativado em Ponta Porã nesta quarta-feira (30) pelo presidente Jair Bolsonaro. Com capacidade de vigilância e fiscalização em um raio de 450 km2, o equipamento funcionará como importante ferramenta de combate ao tráfico de armas e drogas na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. “Isso nos proporcionará mais tranquilidade e paz no centro do Brasil”, disse o presidente.
governador Reinaldo Azambuja participou da ativação do sistema e destacou o trabalho integrado das forças de segurança pública estaduais e federais contra o crime organizado. “Só neste ano foram mais de 270 toneladas de drogas retiradas de circulação. E em 2020, esse trabalho conjunto aprendeu mais de 760 toneladas de drogas. Essa integração propicia mais segurança para nossa gente. Proteger as fronteiras é proteger o Brasil”, afirmou o governador na cerimônia de inauguração do equipamento.
A estação de radar de Ponta Porã é o terceiro sistema de vigilância aérea ativada pela FAB em Mato Grosso do Sul, com o objetivo de reforçar as ações de fiscalização na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia. A primeira estação foi inaugurada em Corumbá, em agosto de 2020, e a segunda em Porto Murtinho, em março deste ano. Os três sistemas de vigilância receberam investimentos federais da ordem de R$ 127 milhões.
“Esse controle do espaço aéreo na faixa de fronteira onde trafegam aeronaves em baixa altitude com ilícitos, principalmente drogas, é de extrema importância para o Estado e o País. Quando você consegue aumentar a fiscalização do espaço aéreo você força as organizações criminosas a migrarem para as rodovias, aumentando o poder de repreensão ao tráfico de drogas”, explicou o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira. “Essa ativação significa mais proteção para as nossas fronteiras”, completou o secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel. Ambos acompanharam a cerimônia de ativação do radar.
Também participaram da cerimônia de inauguração os ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Onyx Lorenzoni (Secretaria-Geral da Presidência da República), Tereza Cristina (Agricultura e Pecuária) e Walter Souza Braga Netto (Defesa); o senador Nelsinho Trad; e o prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo.
Bruno Chaves, Subcom
Fotos: Chico Ribeiro