Na noite desta quarta-feira (30), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul foi palco para a solenidade que marcou a comemoração dos 59 anos da Associação dos Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul (AME-MS). Durante o evento foi outorgada a medalha “Sargento Olímpio Garcia de Souza” a 44 personalidades, civis e militares, que contribuíram para a existência e fortalecimento da entidade.
Entre os homenageados com a comenda estão o vice-governador do Estado, José Carlos Barbosa, o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira, o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Renato dos Anjos Garnes e o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Frederico Pouso Salas.
Em sua fala, o secretário de Segurança destacou que a comenda é uma forma de agradecimento àqueles que fazem Mato Grosso do Sul referência nacional em segurança pública. “É um importante reconhecimento não só para nós homenageados, mas principalmente aos homens e mulheres que colocam Mato Grosso do Sul em destaque nacional, como referência de segurança pública de qualidade”, destacou.
Já o governador em exercício, Barbosinha, definiu como memorável a noite de comemoração na Assembleia Legislativa. “Encontro aqui lendas vivas, foram vocês que desbravaram para termos a Segurança Pública que temos hoje. Vida longa à Associação que completa 59 anos, e a todos aqueles que fazem da Segurança Pública sua vida e proteção da sociedade”, desejou.
A solenidade foi realizada por proposição do deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), e m conjunto com o capitão Thiago Monaco Marques, presidente da AME-MS.
Sobre a AME-MS
A Associação dos Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul foi fundada no dia 29 de julho 1964 e, neste ano de 2023 completa 59 anos de existência. A entidade foi criada para representar e lutar pela categoria dos policiais e bombeiros militares estaduais.
Homenageados
Na sessão solene foram homenageados 44 personalidades com a medalha Sargento Olímpio Garcia, entre eles, o governador em exercício, Barbosinha; a promotora de justiça Cristiane Amaral Cavalcante, o diretor-adjunto da Agência de Previdência de Mato Grosso do Sul (Ageprev), Selmo Cassimiro da Silva; o presidente da ANERMB Leonel Lucas de Lima; o coronel QOPM Renato dos Anjos Garnes; o coronel QOBM Frederico Reis Pouso Salas; o Coronel QOPM RR Paulo Rogério de Carvalho Silva e o tenente-coronel QOPM Élcio Almeida. A esposa de Olímpio Garcia de Souza, Olídia Maria Lescano de Souza, recebeu homenagem “in memorian”. Outra homenagem outorgada “in memorian” foi à Leonora Barros dos Santos, da família do 1º tenente PM Anésio David dos Santos.
O comandante da PMMS, coronel Renato dos Anjos Garnes, fez um pronunciamento, em nome dos homenageados. “Passei por um acidente e fiquei três meses afastado do trabalho e primeiramente quero agradecer pela vida. Sinto aqui muita emoção em poder fazer uso da palavra com vida e saúde. Essa honraria muito nos honra e observamos como é importante que as associações participem da vida e gestão da Segurança Pública de nosso Estado para a gestão junto ao Governo do Estado para melhoria de nossa tropa, salarial, de nossos direitos. Agradeço a todos e a Assembleia Legislativa pela parceria com o nosso trabalho”, concluiu.
Cadu Orácio – Sejusp