Campo Grande (MS) – Os projetos sociais da Polícia Militar, que tem como objetivo a tirar da vulnerabilidade e promover a inclusão social de crianças e adolescentes, foram apresentados para a população de Naviraí neste fim de semana, durante a passagem da Caravana da Saúde no município.
Atualmente a Polícia Militar conta com 9 projetos sociais que são desenvolvidos nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Na região de Naviraí são trabalhados dois deles, o “Bom de Bola, Bom na Escola”, que promove a educação através do esporte e o Programa Educacional de Resistência às Drogas, o Proerd, que previne o uso de entorpecentes por meio da conscientização.
Em Naviraí, Iguatemi, Eldorado e Japorã são atendidas ao todo mais de 300 crianças e adolescentes, boa parte delas indígenas. “Além da inserção social trabalhamos esses projetos também com foco na prevenção da violência e do crime através da cidadania, civismo, preservação do patrimônio público e particular, com atividades educativas multidisciplinares”, explica o capitão Joeder Araújo Martins, coordenador do Proerd na região.
A estudante Crislaine Miranda, 11 anos participa do projeto “Bom de Bola, Bom na Escola” e também já se formou no Proerd, onde aprendeu muito sobre cidadania e drogas. “Eles levam a gente para o caminho do bem e mostra que cidadãos de bem tem mais oportunidades e que as drogas acabam com a saúde, destroem famílias e podem até nos levar a morte”, alerta a menina.
Quem passou pela Caravana da Saúde de Naviraí pode também conhecer o Projeto Florestinha, que levou para o evento orientações sobre a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, combate à pesca e caça predatórias e proteção dos animais. No local foi montado um mini museu de animais empalhados.
“Nós mostramos para a população que esses animais que passaram pelo processo de taxidermia são vítimas de caça ou atropelamento e explicamos que sem a fauna e a flora espécies vão desaparecer e a natureza tão importante para a humanidade vai morrer”, explica o desinibido Wellington Furtado, 10 anos, um dos mais de 530 alunos atendidos pelo Projeto Florestinha.
Presente na Caravana da Saúde, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Deusdete Oliveira Filho visitou os estandes dos projetos sociais da PM e falou sobre a importância da participação no evento. “Além de mostrar esse trabalho social que a Polícia Militar desenvolve, aproximamos também a polícia da sociedade, demonstrando o compromisso da instituição com as causas sociais e com o cuidar das nossas crianças, através de orientações de civismo, disciplina e cidadania”, disse o comandante-geral.
Mais ações educativas
Também estiveram presentes na arena montada na Avenida Bandeirantes, em Naviraí, os representantes da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, que também levaram orientações do policiamento comunitário à população.
Outro estande montado no local foi o da Polícia Militar Rodoviária, que também é parceira da Caravana da Saúde, que ofertou aos presentes serviços como aferição de pressão, palestras e vídeo educativos sobre leis e regras de trânsito, direção defensiva e prevenção de acidentes nas estradas.
Fotos: Chico Ribeiro