Campo Grande (MS) – Para atender crianças e adolescentes do programa Rede Solidária, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) firmaram uma parceria na tarde desta sexta-feira (24). Os jovens serão contemplados com os projetos “Bombeiro do Amanhã” e pelo “Programa Educacional de Resistências as Drogas e a Violência” (Proerd).
Para a titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, essa parceria só vem a somar. “O Rede Solidária só existe pelas parcerias que temos e com mais esse apoio vamos levar cidadania a essas famílias que estão no projeto. Creio que vamos colher bons frutos dessa parceria”, pontuou a secretária.
O secretário da Sejusp, José Carlos Barbosa, falou da importância da interação dos trabalhos conjuntos. “É de fundamental importância que as secretarias nas suas diferentes atuações possam interagir, trocar experiências, e nesse caso específico intensificar projetos que dão bons resultados como esses encabeçados pela Polícia Militar e pelos Bombeiros”, ressaltou.
O projeto Bombeiros do Amanhã tem por finalidade contribuir para a boa formação dos adolescentes, desenvolvendo a disciplina, a sensibilidade e o talento. Já o Proerd é um programa de prevenção ao uso indevido de drogas, que ministra aulas para crianças visando, enquanto atividade preventiva, ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes. O objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da polícia na questão da iniciação ao uso indevido de drogas e da violência pelas crianças.
Os dois projetos vão ser inseridos no módulo família, do Rede Solidária que busca resgatar valores e preparar o adolescente para vida em sociedade de forma a ser um cidadão.
Participaram da assinatura a coordenadora do Rede Solidária, Angela Brito; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Esli Ricardo de Lima; o comandante geral da Polícia Militar, e mais representantes da Sedhast e dos projetos Bombeiro do Amanhã e Proerd.
Rede Solidária
O programa está abrigado no Bairro Dom Antônio Barbosa um dos mais carentes da Capital. O projeto do Governo do Estado, criado pela Sedhast, trouxe novas perspectivas às famílias que residem na região. É executado em parceria com empresas privadas, entidades sociais e voluntários, atende crianças acima de seis anos, adolescentes, jovens e adultos que estejam em risco social.
Dentro de núcleos em diversas áreas, o projeto proporciona valorização do ser humano e direciona os qualificados ao mercado de trabalho. Para as crianças serão oferecidas aulas no contraturno escolar, ocupando o tempo ocioso e evitando que fiquem nas ruas correndo riscos.
Família beneficiárias do Programa Vale Renda são o principal público-alvo do Rede Solidária. Na capital são 17 mil famílias atendidas. A meta é alicerçar e capacitar essas famílias para que tenham autonomia econômica e assim não dependam de programas sociais.
Solange Mori – Sedhast