Campo Grande (MS) – Foi assinado na manhã desta quinta-feira (8.2), pelo presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), Roberto Hashioka, e pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Waldir Ribeiro Acosta, o termo de doação de duas vans, modelo Peuget Boxer, que serão destinadas para a Polícia Militar Ambiental (PMA). Os veículos serão utilizados para o transporte das crianças que fazem parte do Projeto Florestinha, em Campo Grande.
Na ocasião Hashioka ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo projeto e da preocupação em fazer com que os bens públicos que não estavam mais sendo utilizados, tenham um emprego junto a outros órgãos. “Os dois veículos já se encontravam à disposição para leilão na Secretaria de Estado de Administração (SAD), a PMA manifestou interesse e prontamente aceitamos realizar a doação. O mais importante é que esses veículos serão destinados a um projeto, que já atendeu mais de 40 mil crianças nas escolas do Estado, e que acolhe 120 crianças em Campo Grande, sendo essas responsáveis por realizar os trabalhos de educação ambiental”.
O comandante da Polícia Militar no Estado, coronel Waldir Acosta, destacou a importância da participação ativa das crianças nas questões que envolvem educação de trânsito e ambiental. “A parceria com o Detran já vem de longa data e acreditamos que as crianças são o caminho para a conscientização. Tanto no que diz respeito ao trânsito e nas causas ambientais, ensinando reciclagem, plantio de mudas, etc. Com toda certeza os veículos serão bem utilizados”, afirmou.
As crianças e adolescentes do Projeto Florestinha da Capital realizaram, durante o ano letivo de 2017, trabalhos de Educação Ambiental para 40.712 alunos de 102 escolas públicas e privadas em 16 municípios do Estado. Além da parte social fundamental para os atendidos, a Educação Ambiental tem sido prioritária nos trabalhos desenvolvidos pelo Projeto Florestinha. Em 2015 foram atendidos 11.862 alunos da Capital e no interior, já no ano de 2016 foram atendidos 21.705.
Atualmente são 10 equipes de Florestinhas das duas Unidades de Campo Grande realizando Educação Ambiental na Capital e interior. A Unidade do Projeto do Parque Cônsul Assaf Trad é também um Centro de Educação Ambiental (CEA/FLORESTINHA) de recepção de estudantes, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (SEMADUR) de Campo Grande.
Os trabalhos são realizados em forma de oficinas temáticas, pelas crianças e adolescentes do Projeto Florestinha, supervisionados por um Policial Militar Ambiental. As oficinas temáticas são:
- Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.
- Visitação ao museu de animais e peixes empalhados, com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, tráficos, etc.
- Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: águas, desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos etc.
- Montagem artificial do CICLO DA ÁGUA, com palestras relacionadas a temática das águas no planeta.
- Casa da Energia – com palestra sobre economia energia, matriz energética e fontes renováveis, etc.
- Plantio de mudas nativas, com palestra sobre desmatamento, erosões e importância da flora, etc.
- Palestra Geral – palestra executada por um Florestinha para a sensibilização dos estudantes sobre os vários temas ambientais, de forma que os alunos entendam que o ambiente é um complexo e que afetar o seu equilíbrio gera problema de qualidade de vida, tendo em vista que tudo que usamos, comemos, bebemos, respiramos vem do ambiente.
Além das oficinas e palestras são realizadas discussões de vários temas ambientais entre os alunos e as crianças do Projeto Florestinha, supervisionadas pelos Policiais Militares Ambientais.