Campo Grande (MS) – Já está sendo desenvolvido na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) o projeto de eficiência energética, que tem como finalidade trocar os aparelhos de ar condicionados, reatores e luminárias elétricas. A expectativa após a substituição é reduzir os gastos com a conta de energia elétrica, que hoje chega a quase R$ 4 mil/mensais dentro do prédio da secretaria. Após o projeto concluído o consumo mensal de energia deve ter uma redução de cerca de 35%.
Conforme o secretário José Carlos Barbosa, essa economia faz parte de uma política de redução de gastos que vem sendo adotada pela pasta, uma vez que, todo o dinheiro economizado pode ser investido em melhorias para a segurança pública. “A nossa meta é expandir esse programa para outras unidades subordinadas à Sejusp”, enfatizou.
Segundo os dados fornecidos pela Energisa que está investindo R$ 431 mil na troca, o ar condicionado é o responsável por 61% do consumo de energia dentro da secretaria. Na área de segurança pública esse mesmo procedimento já foi realizado na Delegacia Geral de Polícia Civil (DGPC), em quatro delegacias da Capital e no 1º Distrito Policial de Dourados.
Para o assessor especializado da Polícia Civil, Marcos Takeshita, responsável por acompanhar o desenvolvimento do projeto, além de reduzir a tarifa de energia a substituição dos equipamentos melhora significativamente o ambiente de trabalho.
A Energisa também informou que todos os aparelhos trocados passarão por um processo de reciclagem e descarte ecológico, não podendo ser reutilizado em nenhum local.