Com o objetivo de proporcionar mais tranquilidade e paz nas instituições das redes estadual e municipal de ensino, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, da Polícia Militar e em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, lançou em 4 de outubro de 2017, o Programa Escola Segura, Família Forte, que criou a Ronda Escolar com viaturas específicas e policiais capacitados.
O Escola Segura, Família Forte, é um programa para reduzir a violência nas escolas públicas de Mato Grosso do Sul, sendo implantado inicialmente em Campo Grande, com a finalidade de coordenar as ações de todos os projetos de prevenção já existentes na área da segurança pública, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), Projeto Bom de Bola, Bom na Escola, Banda Mirim, Projeto Reação, Centro Educativo de Múltiplas Atividades de Trânsito (Cematran), Projeto Florestinha, Bombeiros do Amanhã, entre outros.
A proposta é levar para o ambiente escolar além de mais segurança com reforço no policiamento, um novo conceito de relacionamento entre as forças policiais, alunos e as famílias. O Governo do Estado acredita que se tiver uma escola mais segura, com envolvimento de toda a sociedade e o poder público dando suporte, com certeza haverá um ambiente mais propício para educar os jovens sul-mato-grossenses.
O patrulhamento escolar é feito por policiais militares levando em consideração dados de inteligência da Sejusp. Além da ronda no entorno das escolas na entrada e saída dos alunos, o programa promove a aproximação da comunidade escolar com a polícia e contribui para a redução dos conflitos no âmbito escolar.
Hoje, o Programa Escola Segura, Família Forte é referência internacional por ter sido eleito em uma convocatória do Banco de Desenvolvimento da Corporação Andina de Fomento (CAF), com sede na Espanha. Essa instituição financeira tem como objetivo medir o impacto do Programa em termos de redução da criminalidade e melhoria dos indicadores escolares (avaliações institucionais como: Prova Brasil, SAEMS e outros).
A eficácia do Programa é demonstrada ainda pelos relatos de gestores, professores e toda comunidade escolar, sobre o quanto o estreitamento dos laços com a segurança, vem contribuindo para a melhoria na interlocução com a comunidade escolar e vizinhança.
A Coordenação Geral do Programa Escola Segura, Família Forte é da Sejusp, sendo que a Ronda Escola é feita pela Polícia Militar e conta com 24 policiais e 6 viaturas sediadas na Diretoria de Policiamento Comunitário e de Direitos Humanos da PM.
A comunicação entre a comunidade escolar e o programa é feita por celulares que estão disponíveis nas viaturas do programa. Todos os diretores das escolas contempladas estão inseridos no grupo de WhatsApp, que de forma célere e eficaz, facilita a comunicação. A viatura conta também com um tablete, que é utilizado pelo policial para registros de ocorrências dentro ou no entorno das escolas.
Atualmente o Programa Escola Segura, Família forte é desenvolvido em todas as escolas da rede estadual de ensino de Campo Grande e em 50 escolas municipais da capital.
Integrantes
Valson Campos dos Anjos – Coordenador do Programa Escola Segura, Família Forte
Equipe Técnica Pedadógica:
Lecir Marques Machado
Marcia Alessandra de Souza Sena
Maria Olivia Fernandes
Contato
Endereço: Parque dos Poderes, Bloco VI – CEP 79.031-350, Campo Grande/MS
Telefone: 67 3318-6950
Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.