Campo Grande (MS) – Um mutirão para coleta de preventivo e exame clínico de mamas está sendo realizado para as custodiadas do Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” (EPFIIZ), na Capital. A ação é uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Secretária Municipal de Saúde, com o apoio do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran). A ação segue um cronograma e vai até o próximo 5 de junho.
Segundo a enfermeira responsável pelo Programa de Agentes Comunitários da Saúde da região do estabelecimento penal, Juliana Cerutti Pereira, a parceria surgiu devido à grande demanda de internas que necessitam realizar os exames. “A equipe decidiu aproveitar o reforço das estagiárias de enfermagem da Unigran para proceder as coletas”, explicou.
Ainda de acordo com Juliana, os casos em que durante a coleta já apresentarem alterações receberão prescrições de medicamentos. “Após 30 dias com a chegada dos resultados serão encaminhadas para avaliação com o ginecologista que atende o presídio”.
Para diretora do EPFIIZ, Mari Jane Boleti Carrilho, inciativas como essa são de extrema importância para as custodiadas. “O exame preventivo permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero”, disse.
O cronograma do mutirão prevê um atendimento diário de 20 reeducandas.
Keila Oliveira – Agepen