Campo Grande (MS) – Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande homenagearam policiais civis em Sessão Solene nesta segunda-feira (30.9), com outorga da Medalha Legislativa Delegado de Polícia Civil Aloysio Franco de Oliveira. A solenidade foi proposta pelo vereador Delegado Wellington.
A comenda foi instituída na Casa de Leis por meio da Resolução 1.260/17, para ser concedida aos policiais civis que no desempenho das suas funções tenham praticado atos de bravura ou prestado relevantes serviços à população campo-grandense.
O vereador Delegado Wellington destacou a homenagem aos policiais da ativa e aqueles que já prestaram seus serviços na instituição. “A segurança de Mato Grosso do Sul está muito bem representada pelo grau de excelência e temos hoje a segunda melhor capital para se viver em questão de segurança”, afirmou, ressaltando que todos os homenageados da noite foram criteriosamente selecionados. “Todos que estão aqui fizeram por merecer, trabalham e contribuíram na história de nosso Estado”, disse.
Ele ressaltou que os policiais civis são verdadeiros anjos da guarda. “Sabemos o quanto é complexa a atividade do policial civil, que inicia antes da investigação, numa palestra, exige inteligência, competência, dedicação. Muitas das vezes, a gente com vontade de chegar em casa chega boletim de ocorrência ou alguma situação, aconteceu o crime e já começamos a investigar”, ressaltou, com agradecimento aos familiares pela compreensão.
O vereador Prof. João Rocha, presidente da Câmara, destacou a justa homenagem: “meu respeito, reconhecimento dedicação a cada um dos senhores e senhoras a nossa sociedade. Obrigado pelo trabalho que vocês prestam”.
Falando em nome dos homenageados, o delegado Jorge Razanauskas Neto, mencionou como “a luta diária dos policiais civis é árdua” e agradeceu a sensibilidade dos vereadores com a criação dessa medalha. “A Polícia Civil é a instituição que garante o direito dos cidadãos à segurança, à igualdade, à honra, à saúde pública, à dignidade, cumpre o respeito à lei e preza pela manutenção ordem, todos valores muito caros à sociedade. O pleno exercício, ou seja, a cidadania permite a prosperidade da sociedade”, disse, mencionando que quando o cidadão tem seus direitos violados sabe que pode procurar a delegacia onde receberá, no mínimo, a devida orientação.
O secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Viera, que também estava entre os agraciados com a Medalha Legislativa Delegado de Polícia Civil Aloysio Franco de Oliveira ressaltou que “todos temos um único objetivo: de ter uma capital melhor, que hoje é considerada a segunda mais segura do país”. Ele mencionou o passo a passo do trabalho dos policiais quando, por exemplo, com trabalho do perito, investigador, escrivão, delegado até chegar à conclusão do inquérito. “Ele está fazendo esse trabalho não apenas pela sociedade sul-mato-grossense, mas por todo o País. É um momento oportuno de agradecermos”. Ele fez um agradecimento em nome do governador Reinaldo Azambuja pelos serviços dos profissionais da segurança e acrescentou que “ainda existem muitos desafios, mas juntos todos são mais fortes”.
O Dia do Policial Civil é comemorado em 29 de setembro e foi incluído no calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul no ano de 2013. A medalha homenageia Aloysio Franco de Oliveira, delegado de Polícia Civil e advogado, que faleceu em 2015. Em mais de 30 anos de carreira, ele ocupou importantes cargos na segurança pública, entre eles de Delegado-Geral da Polícia Civil, secretário adjunto de Segurança Pública, Coordenador-Geral do Departamento Penitenciário Nacional (Brasília/DF), superintendente de Políticas Penitenciárias da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, entre outras funções.
A abertura da solenidade contou com apresentação do músico Marcelo Loureiro. A abertura da solenidade contou com apresentação do músico Marcelo Loureiro.
Confira a lista dos homenageados
ADEMIR SANTANA – ZENAIDE PAULINO DE OLIVEIRA e RUBENS MAURICIO DOS SANTOS
AYRTON ARAÚJO DO PT – JOÃO EDUARDO SANTANA DAVANÇO e KELLER LUIZ DE OLIVEIRA
BETINHO – MAURO GONSALES SOARES e MARCOS GONSALES SOARES
CARLÃO – JOILCE SILVEIRA RAMOS e RILDO RODRIGUES MARANHÃO
CAZUZA – GIANCARLO CORRÊA MIRANDA e WAGNER AUGUSTO RIGONI
CHIQUINHO TELLES – ADRIANO GARCIA GERALDO e ZÉLIA MARIA FANTE
DELEGADO WELLINGTON – PRISCILLA ANUDA QUARTI e TELMO DE TILLIO FIGUEIRÓ
DHARLENG CAMPOS – JOÃO PAULO NATALI SARTORI e DOUGLAS ARTUSI BUSO
DR. ANTONIO CRUZ – SÉRGIO LUIZ DUARTE e FERNANDO AUGUSTO SOARES MARTINS
DR. CURY – LUÍS ANTONIO DA SILVA VILLALBA e KÁTIA DE OLIVEIRA PEDRA
DR. LÍVIO – JULIANO CÂNDIDO PICOLI e SAULE VIGANÓ NETO
DR. LOESTER – LEANDRO COSTA DE LACERDA AZEVEDO e MARIO DONIZETE FERRAZ DE QUEIROZ
EDUARDO ROMERO – REGINALDO SALOMÃO e CLODOALDO SILVA PEREIRA
ENFERMEIRA CIDA AMARAL – ALUISIO NEY TIMÓTEO e ANA CLAUDIA MEDINA
FRITZ – RODRIGO MAURICIO FLORIANO e ORLANDO JUNQUEIRA MARQUES CALDEIRA
GILMAR DA CRUZ – JOSÉ SOBRINHO
JOÃO CESAR MATTOGROSSO – JORGE RAZANAUSKAS NETO e WELLINGTON DE OLIVEIRA
JUNIOR LONGO – FERNANDO LOPES NOGUEIRA
ODILON DE OLIVEIRA – ANTONIO CARLOS VIDEIRA e MARCO TULIO SAMPAIO ROSA
OTAVIO TRAD – JOSÉ DIOGO TAVARES DE LIMA LEITE e LUCIANA HELENA GONÇALVES SALDANHA
PAPY – SIDNEIA CATARINA TOBIAS e PAULO HENRIQUE SÁ
Pr. JEREMIAS FLORES – MARILIA DE BRITO MARTINS e DANIELLA KADES DE OLIVEIRA GARCIA
PROF. JOÃO ROCHA – LICÍNIO MOREIRA DE ALMEIDA (In memoriam) e RUI DE OLIVEIRA LUIZ
VALDIR GOMES – RODRIGO GUIRALDELLI YASSAKA
VETERINÁRIO FRANCISCO – ANNE KARINE SANCHES TREVIZAN e FERNANDA FÉLIX CARVALHO MENDES
WILLIAM MAKSOUD – MARIA CAMPOS MENDES e CLEVER JOSÉ FANTE ESTEVES
CÂMARA MUNICIPAL
MARCOS DOS SANTOS
CLAUDIO DA NATIVIDADE PEREIRA
JUNIOR BENITES DA SILVA
ANDERSON ANTÔNIO ALVES CORRÊA
LÍVIO VIANA DE OLIVEIRA LEITE
LUIZ TADEU GOMES DA SILVA
WEDNEY RODOLPHO DE OLIVEIRA
JONES REGIORE BORGES (In memoriam)
KARINE ALVES NOVAES
Com informações Câmara de Vereadores de Campo Grande