Campo Grande (MS) – Foi realizada nesta quarta-feira (28.3), a formatura do curso de pós-graduação “lato-sensu” em Planejamento, Inteligência e Liderança na Segurança Pública, com equivalência ao Curso Superior de Polícia Militar (CSP), que é considerado um dos pré-requisitos para ocupar o último posto da carreira militar. Ao todo foram formados 40 tenentes-coronéis, e o evento ocorreu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, na Capital.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Vidieira, que no ato representou o governador Reinaldo Azambuja, parabenizou os oficiais que agora estão habilitados a ocuparem o posto de coronéis da PM. “A conclusão deste curso marca o início de uma nova missão desses homens e mulheres que há mais de 23 anos trabalham para garantir segurança de qualidade para a população sul-mato-grossense. O Governo está realizando o maior programa de investimentos história do Estado o MS Mais Seguro, toda via nada é tão importante como o trabalho que vem sendo desenvolvido de valorização profissional que já promoveu cerca de quatro mil policiais militares”, enfatizou Videira.
O objetivo da especialização que teve início em novembro de 2016, e término em fevereiro de 2018, foi capacitar, atualizar e ampliar os conhecimentos estratégicos e administrativos dos oficiais no posto de tenentes-coronéis da PMMS, com isso otimizar o planejamento e a ação militar estadual, aperfeiçoando ainda mais o oficialato para a chefia e a liderança, oportunizando aos formandos, ainda, a promoção ao posto de coronel da força militar estadual, e o exercício de funções de alto comando da corporação.
O comandante-geral da PMMS, coronel Waldir Ribeiro Acosta, destacou a importância do aprimoramento profissional para a segurança pública. “Para as instituições policiais construírem melhores resultados, entregar um serviço de mais qualidade ao cidadão, ou seja, aumentar a sensação de segurança e paz social, é fundamental. Tenho certeza que o curso cumpriu muito bem esta missão e aprimorou líderes”, afirmou o coronel Waldir.
A estrutura curricular composta por carga horária total de 360 horas/aulas, e com apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o curso “lato-sensu” em Planejamento, Inteligência e Liderança na Segurança Pública, é fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Polícia Militar, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento de Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e Universidade Estadual (Uems).
Na ocasião o reitor da Uems, Fabio Edir, frisou que a parceria entre as instituições está gerando resultados positivos, sendo que até agora foram formados 122 oficiais especialistas, que ficaram aptos à promoção. “Pretendemos ser referência na formação de oficiais não só para nosso Estado, como também para o Brasil”, disse o reitor.
A primeira colocada do curso foi a tenente-coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião, o segundo tenente-coronel Franco Alan da Silva Amorim e o terceiro tenente-coronel Adimilson Cristaldo Barbosa. Foi escolhido como patrono da turma o deputado estadual José Carlos Barbosa e o paraninfo o secretário de Estado de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis.
Fotos: Polícia Militar de Mato Grosso do Sul