Campo Grande (MS) – Foi aberto nesta segunda-feira (21.10), em Campo Grande, o IV Curso de Operações de Choque (COC), que está sendo realizado pelo Batalhão de Polícia de Militar de Choque. Com a previsão de duração de seis semanas e tem a finalidade de habilitar os integrantes de segurança pública que tenham estabilidade funcional, capacitando-os à atividade de Operações de Choque.
Durante este período serão desenvolvidas diversas atividades práticas e teóricas, direcionando o policial para a especialidade de operar em atividades de choque. O curso atesta a situação mental e física dos alunos. Participam do treinamento 47 agentes públicos da área de segurança, envolvendo cinco Policiais Rodoviários Federais, dois policiais militares do Paraná e dois de Santa Catarina, além de 38 policiais militares de MS.
Antonio Carlos Videira, secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, que esteve presente na solenidade de abertura, destacou a importância de capacitar e qualificar os servidores públicos e do esforço do Governo em fortalecer a Polícia Militar, em especial o Batalhão de Choque que desenvolve ações estratégicas na área de segurança pública.
Para participar do curso, foi lançado um edital interno para inscrições, onde 97 se inscreveram. Durante o processo de seleção, foram analisadas, principalmente, as fichas de cada profissional. Também estiveram presentes na abertura do Curso de Operações de Choque (COC), o comandante-geral da PMMS, Waldir Ribeiro Acosta, o subcomandante da PM, coronel Edmilson Lopes, o comandante do Batalhão De Choque, tenente-coronel Marcus Vinicius Pollet, o diretor do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), coronel Marcos Paulo, entre outras autoridades.
O coronel da Polícia Militar do Pará, Leão Braga, ministrou a aula inaugura que que teve como tema Ações Estratégicas e Operacionais de uma Reintegração de Posse.