Campo Grande (MS) – A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) recebeu nesta sexta-feira (8.2) novos equipamentos que serão utilizados para prevenção de crimes ambientais, entre outros crimes, em Mato Grosso do Sul. Voltados à preservação do meio ambiente, tão rico e importante para esta e gerações futuras, as equipes terão à disposição equipamentos para a prevenção e repressão imediata de crimes.
A PMMS realiza constantemente fiscalização e educação ambiental através das suas unidades de Polícia Militar Ambiental (PMA) buscando preservar a biodiversidade de Mato Grosso do Sul, que vai do bioma pantaneiro ao cerrado.
Mediante parceria e convênio firmado entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico com a PMMS, a Polícia Militar Ambiental terá a sua disposição os equipamentos náuticos mais modernos do mercado, adquiridos após um estudo técnico baseado na realidade e peculiaridades de cada rio do Estado.
Os investimentos totalizam o montante de R$ 1.225.408,00, que fazem parte de um recurso maior, adquiridos através dos Termos de Compromisso de Compensação Ambiental 07/2017 e 03/2016, para atenderem as Unidades da Polícia Militar Ambiental que atuam na bacia do Rio Paraná, repassados pela Companhia Energética de São Paulo –Cesp.
Foram adquiridas:
- Duas lanchas com motor 150 HP;
- Duas lanchas com motor 115 HP;
- Cinco lanchas com motor 60 HP;
- Nove barcos para motor de até 30 HP;
- 18 motores de popa de 15, 30 e 40 HP;
- Um motor 115 HP;
- Três barcos para motor até 40 HP; e
- Cinco reboques para barco de 6 metros;
Além da frota náutica está em processo licitatório a compra de novos fardamentos para os policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, confeccionados com tecidos digitalizados, ecologicamente corretos, que usam como matéria prima garrafas pet recicladas. O fardamento possui na composição proteção UV de 50% e repelente contra insetos, que proporcionará mais conforto aos militares.
Também está em fase avançada a compra pela Sejusp de um caminhão 4×4, adquirido com recursos do Ibama, além de novas embarcações para atenderem as subunidades da PMA localizadas na bacia do Rio Paraguai; dez viaturas 4×4 para fiscalização ambiental e dois micro-ônibus para transporte da tropa e educação ambiental por todo o Estado.
O Comandante-Geral da PMMS, coronel Waldir Ribeiro Acosta destacou que “devemos nos empenhar ao máximo para garantir a sustentabilidade do meio ambiente às gerações futuras e, com os equipamentos adquiridos, teremos os meios necessários para cumprirmos esta missão”.
Assessoria de Comunicação Social da PMMS