Campo Grande (MS) – Policiais Militares Ambientais de Aquidauana (MS) fecharam, ontem à tarde (21), uma serraria que funcionava sem autorização do órgão ambiental competente. O proprietário da serraria não possuía autorização do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Cadastro Técnico Federal com o Ibama e nem documentação para a madeira em pranchas armazenada no local.
Foram apreendidos 8 m³ de madeira serrada em pranchas, das espécies cambará, ximbaúva e louro, além de todas as serras e ferramentas da atividade ilegal, que foi paralisada. O material era utilizado para a fabricação de móveis e carroceria de veículos.
O proprietário foi notificado a procurar o órgão ambiental para fazer a regularização da atividade. O infrator foi autuado administrativamente e multado em R$ 7.450,00. Ele responderá por crime ambiental por atividade potencialmente poluidora sem autorização ambiental, que prevê pena de detenção de três a seis meses, e por armazenamento de madeira ilegal, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção.
Polícia Militar Ambiental