Campo Grande (MS) – Na tarde de ontem (20) durante a operação de fiscalização em propriedades rurais no município de Alcinópolis, Policias Militares Ambientais da região autuaram um proprietário rural devido a processos erosivos em uma fazenda. No mesmo dia, no município de Miranda, uma equipe da PMA também autuou um produtor por destruição de mata ciliar.
Segundo a PMA, o primeiro foi autuado em R$ 100 mil, pois além da erosão ter grande proporção, o projeto de recuperação que havia sido elaborado não foi cumprido. Já em Miranda, a multa foi no valor de R$ 5 mil.
O produtor de Alcinópolis, além de receber a multa, responderá por crime ambiental por destruir área de preservação permanente e, se condenado, poderá pegar pena de um a três anos de detenção. A PMA também determinou a interdição da área para proteção e recuperação com proibição de atividades agrícolas e pecuárias. O proprietário também foi notificado a apresentar Projeto de Recuperação de Área Degradada (Prad) junto aos órgãos ambientais, no prazo máximo de 30 dias.
Miranda
Já em Miranda o infrator foi conduzido a Delegacia de Polícia Civil e responderá por crime ambiental de degradação de área de preservação permanente. A pena é de um a três anos de detenção. O autuado também foi notificado a apresentar junto ao órgão ambiental estadual um PradA PMA lembra aos produtores rurais que a recuperação de áreas degradadas pode ser iniciada voluntariamente, desde que acompanhada por responsável técnico e comunicada ao órgão de meio ambiente. Isto evita multa e mais transtornos.
(As informações são da PMA)