Dourados (MS) – A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia Especializada em Repreensão aos Crimes de Fronteiras (Defron) realizou nesta quarta-feira (2.5), a incineração de mais de 16 toneladas de drogas apreendidas por diversos órgãos de segurança que atuam no combate ao tráfico de entorpecentes.
Este é o primeiro ato de incineração realizado pela Defron no ano de 2018, sendo que em 2017, foram incineradas o total de 113,3 toneladas de drogas, entre maconha, haxixe, cocaína, crack e outros derivados.
“O trabalho dos órgãos de segurança tem sido eficiente no combate ao narcotráfico, uma vez que existe um tramite burocrático e legal a ser seguido para incineração de toda a droga apreendida, tendo a Defron se empenhado ao máximo para manter um cronograma de queima que atenda a demanda de uso de seus depósitos”, concluiu o delegado titular da especializada, João Alves de Queiroz.
A droga incinerada nas dependências da Farinheira São Francisco, localizada na Vila Industrial, em Dourados, com observância aos ditames legais brasileiros, tendo no ato representantes do Ministério Público Estadual e Vigilância Sanitária do município, fazem parte dos procedimentos policiais instaurados pela Defron, delegacias de Polícia Civil de Rio Brilhante, Laguna Carapã, 2º DP e Delegacia de Atendimento à Infância, Juventude e Idoso (DAIJ) de Dourados.
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em seis anos, de 2012 a 2017, as apreensões de drogas saltaram de 87 toneladas para 427 toneladas, sendo mais de uma tonelada por dia. Apreensões realizadas com o emprego de contingentes da Polícia Militar, Polícia Civil e o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) do Estado.