Campo Grande (MS) – Como parte das comemorações da I Semana Estadual Antidrogas de Mato Grosso do Sul, a Polícia Civil realiza na terça-feira (21), através da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcontráfico (Denar), incineração das drogas apreendidas pelas polícias do Estado nos últimos meses. O ato acontece no frigorífico JBS, localizado na BR-060, na saída para Sidrolândia, em Campo Grande.
A solenidade de queima das drogas acontece às 9 horas da manhã, com as presenças do governador Reinaldo Azambuja e do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, do delegado-geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jorge Edgard Júdice Teixeira e do presidente do Conselho Estadual Antidrogas, promotor Sérgio Harfouche.
O ato de incineração realizado pela Polícia Civil demonstra o resultado do trabalho de combate ao narcotráfico realizado por todas as forças policiais de Mato Grosso do Sul, que só nos primeiros cinco meses deste ano já tiraram de circulação 109,1 toneladas de drogas, contra 101,8 toneladas apreendidas no mesmo período do ano passado, o que representa um crescimento de 7,2%.
Os dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mostram um crescimento gradual nas apreensões de drogas em Mato Grosso do Sul nós últimos anos. Para se ter uma ideia, o total de entorpecentes tirados de circulação no Estado saltou de 15,6 toneladas em 2007, para 229,1 em 2014 e 280,3 toneladas em 2015. O percentual de apreensões aumentou mais de 22% só em 2015, graças aos investimentos realizados na segurança pública, qualificação e dedicação dos policiais.
A expectativa da Polícia Civil é destruir aproximadamente 50 toneladas de drogas durante o ato de incineração. As delegacias que queiram enviar drogas para queima deve entrar em contato com o investigador José Fábio, na Denar, através do telefone 67 3345-0000.
Sobre a I Semana Estadual Antidrogas
A I Semana Estadual Antidrogas de Mato Grosso do Sul foi aberta pelo CEAD nesta sexta-feira (17) e acontece em paralelo a XVIII Semana Nacional Antidrogas, que tem por objetivo gerar consciência crítica, com o debate de assuntos relacionados ao tráfico e aos efeitos do uso de drogas. Na programação que segue até o dia 25 estão previstas blitz educativas, palestras, rodas de conversas e formaturas dos alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).